Belo Jardim

Vereadores de oposição tentam derrubar projeto que pode garantir incentivo financeiro ao Calango

Projeto foi aprovado com quebra de interstício com oito votos favoráveis. A bancada de oposição se dividiu em votos contrários e abstenções ao projeto

Imagem: Reprodução/print

Vereadores de oposição a gestão Gilvandro Estrela (UB), em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, tentaram vetar possível apoio ao Belo Jardim Futebol Clube (BJFC), votando contra o projeto de lei n° 35/2022, apresentado pelo Poder Executivo, que pode garantir a concessão de incentivo financeiro não só ao Calango, mas a equipes ou atletas individuais de qualquer modalidade esportiva, desde que estejam habilitados a receber os recursos.

A votação aconteceu nessa quinta-feira (21), durante sessão extraordinária para apreciação exclusiva do projeto de lei, que terminou aprovado nas duas votações, com oito votos favoráveis, quatro votos contrários dos vereadores Nilton Senhorinho, Rômulo Holanda, Edvaldo Vieira e Guilherme Augusto e três abstenções. O projeto de lei retorna ao Poder Executivo para sanção ou veto do prefeito Gilvandro Estrela.

O Calango do Agreste volta a disputar a série A2 do Campeonato Pernambucano no próximo mês de setembro, após quatro anos fora dos gramados, pela falta de incentivo esportivo, que inviabilizaram a participação do clube na competição. Uma realidade diferente do time sertanejo Afogados da Ingazeira, que desde a fundação do clube, em 2013, conta com apoio logístico e financeiro da Prefeitura Municipal. Em 2020, a Coruja do Pajeú ganhou destaque nacional após eliminar o Clube Atlético Mineiro pela segunda fase da Copa do Brasil de Futebol.

Saiba mais sobre a fundação e trajetória esportiva do Calango acessando o link

Papel social

Apesar do time principal não estar em campo, o BJFC cumpre um importante papel social em Belo Jardim, incentivando a prática do esporte e o lazer, mantendo ativo o projeto Atleta Cidadão do Futuro, com aulas gratuitas de judô para cerca de 70 alunos, entre crianças e adolescentes, que também receberam quimonos para a prática da modalidade. As aulas acontecem três vezes por semana, no centro de treinamento do Clube, no Centro da cidade.

Atualmente, a Escolinha de Futebol do Calango, não está ativa, mas já contou com mais de 830 alunos e profissionalizou 12 atletas, que seguem carreira em diversos clubes de futebol.

Da redação

NOSSOS CONTATOS