Calango completa 17 anos de fundação
Fundado em 18 de janeiro de 2005, o Belo Jardim Futebol Clube, ou Calango do Agreste, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, completa nessa terça-feira (18), 17 anos de história. Não escolhida por acaso, a data também registra a passagem do aniversário do fundador do clube, o ex-deputado Zé Mendonça. Se estivesse vivo, a Baraúna do Agreste festejaria 86 anos.
“Parabenizo todos que fazem o nosso Calango de Belo Jardim. Time que tem as cores da nossa cidade, o verde e o branco, e ao mesmo tempo, um carinho muito grande do nosso povo. Eu tenho uma relação muito fraterna com o Calango, por que ele foi fundado no dia do aniversário do meu pai, Zé Mendonça, patrono e grande entusiasta do Belo Jardim Futebol Clube, desde o seu nascimento. Celebro com vocês a saudade do velho Zé Mendonça e o aniversário do BJFC”, congratulou o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.
Nessa terça-feira (18), uma assembleia geral ordinária acontece na sede com os associados do clube para eleição e posse dos membros do Conselho Deliberativo [quadriênio 2022/2026], prestação de contas do exercício 2021 e a votação das demonstrações contábeis e parecer contábil do referido exercício.
Projetos sociais
Atualmente o BJFC, conta com dois projetos sociais voltados para o esporte, o Belo Jardim Campeão, ou simplesmente a Escolinha de Futebol do Calango, como é popularmente conhecida. Desde 2013 o projeto está ativo no município, com 1.661 alunos-atletas que se inscreveram, 830 que integraram a escolinha e 12 que já estão profissionalizados por diversos clubes de futebol.
Já o Atleta Cidadão do Futuro, fundado em 2021, oferece aulas gratuitas de Judô a 70 alunos-atletas, entre crianças, adolescentes e adultos. O projeto conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério da Cidadania e do Grupo Moura, patrocinadora do projeto com a doação dos materiais necessários para realização dos treinamentos, que acontecem em três turnos no Centro de Treinamento do BJFC.
História
O Belo Jardim iniciou sua trajetória esportiva na Série A2 do Campeonato Pernambucano e na Copa Pernambuco, em 2005. No ano seguinte, conseguiu seu primeiro acesso para a 1° divisão do estadual, ficando em 3° colocado. Em 2007, a equipe foi rebaixada pela primeira vez para a segunda divisão, onde permaneceu durante entre os anos 2008 a 2010, até conseguir novamente o acesso em 2011.
Em 2012, o Calango se manteve na elite do futebol pernambucano, terminou a competição em 7° lugar. Já em 2013, a equipe foi novamente rebaixada para a Série A2, onde permaneceu durante o ano de 2014.
E, finalmente, em 2015 o clube conquistou seu primeiro título da história, a Série A2 do Campeonato Pernambuco. A final foi disputada no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. O Belo Jardim venceu o Vitória-PE por 1 a 0, gol de Eduardo Erê.
Em virtude da excelente campanha realizada em 2017, o Calango conseguiu o inédito acesso para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2018, primeira competição nacional a qual o time alviverde belo-jardinense disputou. No mesmo ano a equipe voltou a Série A2 do PE e em 2019, devido à dificuldade em conseguir apoio e patrocinadores e a crise financeira, o Clube não participou da competição.