Denúncia

Operações do Detran em Belo Jardim foram solicitadas pelo MPPE

Fake news foram veiculadas indicando que o prefeito Gilvandro Estrela seria o responsável pelas operações de responsabilidade do Governo Paulo Câmara

Foto: BJ1

As operações realizadas pelo Governo de Pernambuco por meio da Diretoria de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em Belo Jardim, no Agreste, têm dividido a opinião da população. Nas últimas semanas a presença dos agentes tem se tornado frequente nos principais pontos da cidade com barreiras fixas e apoio da Polícia Militar, para autuar os condutores infratores.

Nesta terça-feira (2), mais uma operação foi desencadeada no município, desta vez, próximo à Praça da Conceição, no centro, com recolhimento de veículos e autuação. O BJ1 esteve no local e conversou com o agente do Detran responsável pela operação, Teixeira, que informou que a operação atende uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A nossa redação recebeu uma foto do ofício n°175/20, datado em 22 de dezembro de 2020, encaminhado pelo promotor Daniel de Ataíde, da 1a Promotoria de Justiça de Belo Jardim ao presidente do Detran do Estado, solicitando “com máxima urgência uma fiscalização ordinária de trânsito […] para que possa haver uma resposta do Estado a diversas infrações e até crimes cometidos nas ruas de Belo Jardim”, conforme justificativa presente no documento.

Entramos em contato com a secretaria da 1a Promotoria de Justiça de Belo Jardim, que confirmou nesta quarta-feira (3) o envio da solicitação por parte do promotor, deste modo, desmentindo as fake news veiculadas por alguns populares e canais de imprensa, apontando o prefeito Gilvandro Estrela (DEM) como responsável pela operação no município, com objetivo de impopularizá-lo. Inclusive, de forma irresponsável, circula um cartaz nas redes sociais estimulando um protesto em frente à Prefeitura em repúdio às operações. O movimento não tem organizador, nem responsável. O que reforça o objetivo politiqueiro em macular a imagem do gestor perante à opinião pública.

Vale ressaltar que a operação é uma realização do Governo Paulo Câmara (PSB), por meio do Detran e nem um aliado do governador na cidade se pronunciou sobre o assunto.

Nesta quinta-feira (4), o prefeito concederá entrevista ao programa Janela Livre, na Rádio Bitury, a partir das 12h30, para falar sobre a situação e demais assuntos relacionados à administração pública do município.

Da redação

NOSSOS CONTATOS