Abastecimento

Barragem que abastece o distrito de Xucuru entra em colapso

Compesa anuncia medidas emergenciais para abastecer a população na localidade

Foto: Divulgação

O distrito de Xucuru, localizado na zona rural de Belo Jardim, no Agreste, já começa a sentir os efeitos da estiagem. Devido à falta de chuvas, a barragem de Taioba, entrou em colapso total, desde o último dia 31 de janeiro, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Um comunicado oficial foi divulgado pela gerência da Companhia na manhã desta quarta-feira (3), informando que para atender emergencialmente a população, o abastecimento de água em Xucuru será realizado por carros-pipa e através de chafarizes, que serão instalados nos seguintes locais: Cisterna na Praça, Rua da Palha, Bulandeira, Rua do Cemitério, Rua do Colégio Municipal e na Rua Manoel Pereira.

O Conselho Municipal de Defesa Civil de Belo Jardim (COMDEC), ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou vistorias na barragem e também alertou a Compesa sobre a situação de colapso.

Situação de emergência

No dia 28 de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), divulgou uma lista com 101 municípios pernambucanos afetados pela estiagem, que tiveram situação de emergência reconhecida. Do total, 44 são do Agreste, incluindo Belo Jardim, e 54 do Sertão.

Da redação

NOSSOS CONTATOS