Notícias

Nova avenida ligando a cidade à Serra do Gavião será construída pela Moura

A Alça Viária vai gerar melhoria no trânsito da cidade e nos equipamentos urbanos ao longo do seu trajeto

Divulgação/Grupo Moura

Uma nova avenida construída pelo Grupo Moura, ligando a cidade ao Complexo Grupo Moura da Serra do Gavião, irá contribuir com a melhoria da mobilidade na cidade de Belo Jardim. A Alça Viária, que começa a sair do papel em janeiro de 2020, consiste em uma via com aproximadamente 2 quilômetros de extensão que irá retirar a circulação de caminhões e outros veículos pesados do perímetro urbano.

A previsão é de que em meados de 2020 a nova Alça Viária esteja em plena operação. “Nosso maior objetivo é entregar à cidade uma solução que contribui diretamente para desafogar o trânsito das áreas mais adensadas, em especial a Rua do Cemitério, de perfil residencial. A Moura, em mais uma iniciativa pensada para comunidade de Belo Jardim, buscou anexar ao projeto que também incrementa suas operações logísticas, intervenções que beneficiem diretamente a população”, destaca o diretor de Metais e Sustentabilidade, Arnolfo Menezes.

Entusiasta das obras de melhoria do trânsito e de mobilidade, o ex-ministro Mendonça Filho comemorou a anúncio da nova alça viária pelo Grupo Moura. “É um grande projeto que inclusive nós discutimos lá atrás, eu como deputado federal ajudei a conceber o projeto e viabilizar toda a definição do roteiro e a forma de execução dessa obra de integração da 232 a Belo Jardim e ligando principalmente ao polo industrial liderado pelo Grupo Moura”, afirmou Mendonça. A nova alça se integra a um complexo de obras viárias importantes para Belo Jardim, como a duplicação da BR-232, no trecho urbano do município.

A duplicação é um projeto que Mendonça Filho (DEM) está trabalhando junto ao DNIT e que beneficiará a Vila Planalto, Viana e Moura, Frei Damião, Bela Vista e Cohab, comunidades que margeiam a BR, além do comércio que existe no local. A duplicação é importante, também, para todos que trafegam pela 232 do Sertão para o Agreste ou do agreste para o Sertao. Em julho Mendonça teve reunião com o diretor de infraestrutura do DNIT, Euclides Bandeira, e foi informado que projeto já está em andamento e será licitado no início do próximo ano.

As obras da nova alça viária acontecerão, em sua maioria, dentro de áreas pertencentes à Moura. No trecho urbano onde haverá intervenções serão realizados serviços de recuperação e alargamento de ruas, além de receber nova pavimentação, e promovidas melhorias em importantes equipamentos públicos de convivência, esporte e lazer das comunidades. Estão previstos ainda incrementos na iluminação pública, ação que ajuda a ampliar a segurança pública.

No trecho urbano, na Rua Joaquim Medeiros Cabral, no bairro Santo Antônio, além dos serviços de revitalização e drenagem da via, será construída uma praça, implementado um novo projeto de paisagismo com novas árvores plantadas, adequação da iluminação.

Próximo ao girador que leva à fábrica UN10 – Unidade Automotiva, também na Serra do Gavião, será reformado o campo de futebol que atende a comunidade e instalada uma ciclovia – além de também receber nova arborização, mais iluminação e drenagem. As melhorias se estendem até o Cemitério da cidade, no encontro com a Rua João Bezerra Filho, no bairro Bom Conselho, já na entrada das unidades fabris da Moura.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS