Categorias: DestaquePolítica

Abatido, prefeito de BJ se contradiz em vídeo e não esclarece áudios sobre o governo

Prefeito não soube explicar as afirmações graves divulgadas na voz da sua irmã sobre a gestão municipal

(Foto: Reprodução de vídeo | Facebook)

Com aparência um tanto abatida, voz às vezes falhando ou um pouco trêmula e gaguejando em alguns momentos, o prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Hélio dos Terrenos (PTB), gravou e publicou em seu Facebook um vídeo, na manhã desta quarta-feira (14), com o intuito de se posicionar sobre as recentes gravações divulgadas na voz da irmã dele, Simone Santos, que revelaram um suposto escândalo envolvendo o gestor, a irmã dele e vereadores da situação. Nos áudios, foi revelado que Hélio estaria usando a prefeitura como ‘cabide de empregos’ e até como ‘balcão de negócios’ entre o Poder Executivo e vereadores da base governista em troca de apoio na Câmara Municipal.

Prefeito se diz humilde e por isso perseguido

Dono de uma mansão no ponto mais alto da cidade com vista privilegiada e de difícil acesso para a população, Hélio começa o vídeo se dizendo vítima de perseguição política por ser um político simples e humilde. “A oposição mesquinha e ‘covarda’ [sic], que infelizmente não se conforma ‘da perca’ [sic] que teve, de ter perdido a prefeitura pra uma pessoa pedreiro, que vivia de feira do troca, uma pessoa simples e humilde, que vive no meio do povo, ‘eles não se conforma’ [sic] e ‘quer’ [sic] ‘de todo custo’ [sic] tentar ver se pega de volta e usa de várias artimanhas”, disparou o prefeito.

Hélio se contradiz na explicação sobre áudios da irmã dele

Na sequência do vídeo Hélio tenta desmentir os áudios comprometedores da irmã dele que foram divulgados, afirmando não saber se de fato Simone falou tudo o que foi divulgado na voz dela sobre ele. No entanto, logo em seguida o prefeito se contradiz e afirma que “algumas coisas” ditas pela sua irmã nos áudios podem ser verdade, mas que nada atinge a índole dele. “Não tem conversa minha, palavras minhas, coisas que eu tenha falado ou dado ordem determinando alguma coisa. Se ela [Simone] falou ou deixou de falar, que eu acredito que muitas coisas ali [nos áudios] que ela falou são montagens, pode ter algumas que realmente são verídicas, sempre deixou minha índole acima de tudo”, afirmou.

É importante relembrar que nos áudios divulgados na voz da irmã de Hélio, Simone diz que o prefeito estaria, em troca de apoio na Câmara Municipal, ofertando emprego para pessoas indicadas pelos vereadores da base do governo. Esse tipo de prática, no entanto, é considerada pela Justiça como abuso de poder econômico e, se confirmado, pode vir a arranhar a índole de Hélio dos Terrenos. Da mesma forma que prometer emprego para as pessoas em época de eleição, como também a irmã de Hélio em um dos áudios divulgados chega a afirmar que ele prometeu, se comprovado, pode enquadrar o gestor no crime eleitoral de compra de votos e deixá-lo em uma situação complicada.

Além disso nas mesmas gravações, Simone se coloca como articuladora dentro do governo, a mando de Hélio, para contratar e demitir servidores municipais, quando ela oficialmente não pertence ao quadro de funcionários da equipe da administração municipal. Essa prática, se comprovada, configura crime de usurpação da função pública, situação que também pode vir a comprometer a imagem de honestidade do gestor. E ainda que Simone fizesse parte oficialmente da equipe da gestão municipal, ela e o prefeito estariam enquadrados no crime de nepotismo, isso porque ela estaria atuando na administração em que o irmão dela é chefe do Executivo.

Prefeito confirma manter conversas com seus irmãos sobre assuntos da prefeitura

Mais adiante no vídeo o prefeito confirma que, vez por outra, realmente conversa sobre assuntos da gestão municipal com a sua irmã e com o seu irmão. Em sua fala, Hélio também dispara que algumas pessoas ligadas ao ex-prefeito cassado, João Jatobá, teriam telefonado para ele, Hélio, na tentativa de ficarem empregadas na prefeitura tendo as regalias que supostamente tinham no governo do antigo gestor. Todavia, Hélio não diz os nomes dessas supostas pessoas e nem ao menos os cargos que elas supostamente ocupavam na administração cassada.

Assista à íntegra do vídeo em que o prefeito Hélio dos Terrenos tenta esclarecer o suposto escândalo recentemente divulgado envolvendo o seu governo:

 

 

 

Da Redação

NOSSOS CONTATOS