Educação

Vestibular do IFPE oferta 355 vagas para Belo Jardim

Inscrições têm início hoje e seguem até o dia 13 de novembro

Reprodução/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está com inscrições abertas para o Vestibular 2020.1. Serão ofertadas, ao todo, 4715 vagas em 61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), distribuídos nos 16 campi. Os interessados podem ser inscrever até o dia 13 de novembro.

Para o Campus Belo Jardim, no Agreste, estão sendo oferecidas 335 vagas, distribuídas entre quatro cursos técnicos: agropecuária, agroindústria, enfermagem e informática para internet e o curso superior de licenciatura em música.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE, preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30 (trinta reais) para cursos técnicos e R$ 55 (cinquenta e cinco reais) para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 14 de novembro. As pessoas inscritas nos cursos da modalidade Proeja estão, automaticamente, isentas da taxa.

ISENÇÃO | Os interessados na isenção da taxa de inscrição deverão solicitar o benefício no período de 14 a 24 de outubro, através do site da CVEST. Também é necessário realizar a entrega dos documentos comprobatórios no campus em que o candidato pretende concorrer à vaga, entre os dias 22 e 25 de outubro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.

COTAS | Assim como na última edição, 60% das vagas oferecidas no Vestibular 2020.1 será pelo sistema de cotas, voltado a candidatos oriundos da rede pública de ensino. Essas vagas são subdivididas entre aquelas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e as para quem tem renda superior a essa faixa, subdividindo-se, ainda, em subcotas voltadas aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e também às pessoas com algum tipo de deficiência. Outro diferencial do vestibular do IFPE é que, nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

PROVAS | As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação. Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas, para os cursos técnicos, e de quatro horas para os superiores. A divulgação do listão dos aprovados está prevista para o dia 9 de janeiro de 2020.

Confira aqui o edital.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS