Vacinas contra Covid-19 de São Bento do Una são enviadas para análise após oscilação de temperatura
A cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, suspendeu a vacinação contra Covid-19 em razão de uma oscilação de temperatura na câmara fria de armazenamento das doses.
De acordo com a secretária interina de Saúde do município, Safira Demétrio, a câmara deveria funcionar a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC. No entanto, quando os profissionais chegaram para iniciar o expediente, na segunda-feira (5), o equipamento estava funcionando a 28ºC. Não houve vacinação na cidade entre a sexta-feira (2) e o domingo (4), feriadão da Semana Santa. As 2,8 mil doses aguardam análise da IV Geres para que o plano de vacinação contra a Covid-19 seja retomado no município.
São Bento do Una notificou a 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, também no Agreste. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou que recebeu o relatório e que repassou o caso ao Ministério da Saúde, junto a todas as informações necessárias para avaliação dos imunizantes e do episódio.
A SES-PE ainda reforçou a importância dos gestores municipais fazerem o monitoramento permanente, inclusive aos finais de semana e feriados, das câmaras frias, que devem funcionar dentro dos parâmetros exigidos para conservação das vacinas.
Por Folha de Pernambuco / editado.