Notícias

UFRPE BJ fecha primeira turma com 100% das vagas

A adesão por parte dos alunos e o preenchimento de 100% das vagas é algo que precisa ser comemorado

Matheus Abílio, Edson Victor e Bruno Araújo farão parte da primeira turma da UFRPE BJ – Foto: Cortesia

.

Uma notícia bastante gratificante para todos que aguardavam o resultado do Sisu em Belo Jardim. A reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Belo Jardim informou que a unidade se encontra com todas as vagas preenchidas para a 1ª chamada do curso regular dos quatro cursos de engenharia.

Todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As notas foram significativas no contexto geral e a matrícula será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. A previsão é que aulas tenham início no dia 07 de março. Os alunos matriculados em 2020 formarão a primeira turma de alunos da Universidade que, indiscutivelmente, foi uma grande conquista para o município.

Três desses futuros alunos são amigos e vão cursar engenharia de automação. Para Bruno Araújo Barros a instalação da instituição de ensino facilitou e muito a vida dele e da família. “É muito bom saber que poderei cursar em casa e não terei gasto com locomoção para ir para outra cidade”, disse. Edson Victor Lima do Nascimento reiterou as palavras do amigo dizendo: “Facilita demais a vida até com o custo com transporte e moradia em outra cidade. Sem falar que vou estar próximo da minha família. Isso foi bom para cidade e aumenta até o movimento da economia. Mendonça Filho se empenhou em trazer a instituição e é algo produtivo, foi bom ter pensado na gente”.

Matheus Abílio completa o trio de amigos que vão ingressar juntos em engenharia de automação. “É um sentimento de realização conseguir estudar aqui mesmo em Belo Jardim, por economia, por se tratar de uma Universidade renomada. Sem falar que eleva o nome da cidade em todos os âmbitos. Escolhi a área de engenharia de automação e pretendo seguir carreira por aqui mesmo, não penso em sair da minha cidade”, disse Matheus Abílio.

Os aprovados devem comparecer ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim, localizado na Avenida Sebastião Rodrigues da Costa, s/n- São Pedro, com a seguinte documentação:

Cópias xerográficas, legíveis e autenticadas ou originais e cópias legíveis dos seguintes documentos: 1) CPF; 2) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certidão de Exame Supletivo do Ensino Médio emitido por Escolas situadas em uma das microrregiões no Agreste ou Sertão de Pernambuco; 3) Histórico Escolar do Ensino Médio ou Equivalente emitido por Escolas situadas em uma das microrregiões do Agreste ou Sertão de Pernambuco; 4) Certidão de Nascimento ou de Casamento; 5) Identidade (RG); 6) Título de Eleitor e Quitação com o serviço eleitoral no último turno de votação; 7) Quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino; 8) Uma fotografia atual, tamanho 3×4. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita em substituição ao RG e ao CPF.

A instalação da Universidade em Belo Jardim foi um compromisso de Mendonça Filho, enquanto ministro da educação, em 2017. Em entrevista ao Programa Janela Livre, da Rádio Bitury, em dezembro, Mendonça Filho destacou a importância do estabelecimento de ensino para o estado. “Quando se proporciona a criação de um campus e a interiorização da universidade federal, está se garantindo mais acesso a oportunidades”, discursou.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS