“Tudo começou aqui no Ginásio Pernambucano”, diz Mendonça Filho aos deputados da Frente Parlamentar de Educação que visitaram escolas em tempo integral no Estado

Mendonça Filho nacionalizou o modelo criando a Política Nacional de Escolas em Tempo Integral, levando para todos os estados do Brasil, um investimento de R$1,5 bilhão

Foto: Divulgação

Ao participar da visita da Frente Parlamentar da Educação da Câmara dos Deputados às escolas em tempo integral de Pernambuco, nesta segunda-feira (27/11), no Recife, o deputado federal, Mendonça Filho lembrou que a política pública de escolas em tempo integral, que referência nacional, nasceu no Ginásio Pernambucano, no Governo Jarbas/Mendonça. “Estar no Ginásio Pernambucano é sempre muito bom, é algo que me alegra demais ver quanto aquele projeto deu certo. Tudo começou aqui e hoje esta unidade serve de exemplo”, destacou Mendonça Filho, que coordenou a implantação do projeto como vice-governador.

Ao assumir o Ministério da Educação, em 2016, Mendonça Filho nacionalizou o modelo criando a Política Nacional de Escolas em Tempo Integral, levando para todos os estados do Brasil, um investimento de R$1,5 bilhão. A Frente Parlamentar de Educação veio a Pernambuco com deputados de Pernambuco, São Paulo, Ceará, Distrito Federal e Maranhão para visitar quatro escolas. O EREM Ginásio Pernambucano, primeira escola a adotar o modelo integral, em 2004, quando Mendonça era vice-governador e coordenava a implantação do modelo. Os deputados visitaram ainda a Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano e a EREM Beberibe.

Pernambuco é reconhecido como um dos pioneiros na educação integral no País. No governo Jarbas/Mendonça quando o Ginásio Pernambucano foi transformado em Escola Integral, Pernambuco ocupava a 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Após essa fase experimental, o modelo se constituiu como política pública e hoje o estado permanece entre os três melhores resultados do ranking. Na ETE GP, Mendonça conheceu a estrutura e os projetos de uma unidade que aplica um modelo integral articulado com o modelo técnico. “Que escola magnífica, os professores interessados em darem o melhor aos seus alunos e os estudantes sendo protagonistas”, elogiou Mendonça, que foi recepcionado pela secretária executiva de Educação Integral, Ana Cristina Dias e o Gerente Regional de Educação – Recife Norte, Iury Souza.

Recentemente Mendonça Filho relatou o projeto de expansão das escolas em tempo integral para a educação básica, enviado pelo Governo Federal e conseguiu a aprovação do seu relatório por unanimidade. Na visita desta segunda-feira, Mendonça aproveitou a oportunidade para debater as mudanças do Novo Ensino Médio propostas no projeto em tramitação na Câmara e do qual ele é relator.

Participaram da missão a presidente da Frente parlamentar, deputada Tábata Amaral, deputado Pedro Campos, deputado Rafael Brito, Deputado Duarte Junior, deputado Reginaldo Veras e o deputado Idilvan Alencar. Além dos institutos Sonho Grande, Instituto Natura e Todos Pela Educação.

Da redação

NOSSOS CONTATOS