Belo Jardim

Serviço inédito de Neuropediatria da rede municipal é destaque em Belo Jardim

Em 10 meses, especialidade realizou 330 consultas médicas através da Secretaria Municipal de Saúde

Imagem ilustrativa | Foto: Internet

A cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, é destaque no atendimento em neuropediatria. A especialidade médica foi inserida na rede pública de saúde do município desde setembro de 2021, e até esse mês, já realizou 330 atendimentos clínicos – entre primeira consulta e retorno médico, em crianças de 0 a 12 anos de idade, tratando casos de autismo, epilepsia, microcefalia, dislexia, hiperatividade e deficiência intelectual.

Wandercya Moraes, coordenadora da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde afirma que “Belo Jardim é privilegiada por ter esse atendimento na rede de saúde do município”. Ainda segundo Wandercya, os pais das crianças “elogiam bastante o atendimento e comemoram a melhoria da qualidade de vida dos filhos”.

O atendimento é feito pelo médico Ribamar Coutinho, sempre às segundas-feiras, agora, na recém inaugurada Clínica Materno Infantil Conceição Moura, no bairro Ayrton Maciel.

Para agendar uma consulta com o neuropediatra, o paciente deve ter um encaminhamento médico, preferencialmente indicado por um pediatra ou clínico geral. O encaminhamento deve ser entregue em uma Unidade Básica Saúde (UBS), para ser regulado na Central do município. Após o agendamento, a criança será atendida na Clínica Materno Infantil. Os bairros que não tiverem unidades de saúde, devem marcar primeiro com um clínico ou pediatra direto na Clínica Materno Infantil Conceição Moura para receber o encaminhamento.

Neuropediatra ou neurologista infantil – é o médico que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, avaliando todo o sistema nervoso. O profissional atua a partir da análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem da criança ao longo do seu desenvolvimento.

Da redação

NOSSOS CONTATOS