Belo Jardim

Intercâmbio na Europa inspira adolescentes belo-jardinenses de escolas públicas a criarem soluções para suas comunidades

Depois de 10 dias em Portugal, estudantes criam projeto coletivo com impacto social em suas comunidades

Foto: Divulgação / Projeto Era uma Vez Brasil

Foram 10 dias além-mar, em Portugal, conhecendo novos lugares, vivenciando outra cultura e aprendendo na prática, in loco, sobre uma parte das origens do Brasil. Uma experiência única e inédita para muitos dos 86 estudantes e 7 professores de escolas públicas de todo país que participam do “Era Uma Vez… Brasil”, projeto que trabalha em escolas municipais a História não contada pelos livros tradicionais. Agora, após o intercâmbio, a iniciativa chega à sua última fase, a etapa Comunidade, quando os participantes usam o conhecimento adquirido na experiência para criar projetos que tragam soluções para suas cidades.

Em Belo Jardim, 40 alunos e 2 professores do município que desembarcaram do intercâmbio do projeto no último dia 16, se reunirão neste sábado, dia 28 de maio, das 8h às 17h para um encontro potente, em dois momentos, primeiro no bairro Santa Luzia e depois na Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros (R. Francisco Rufino – Água Fria). A atividade traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto.

AGENTES TRANSFORMADORES – A etapa Comunidade é como um legado importante deixado pelo “Era Uma Vez… Brasil” às cidades que o receberam. Estudantes e professores serão estimulados a refletirem sobre tudo que vivenciaram nas três etapas anteriores do projeto, incluindo o intercâmbio. A ideia é que eles se dêem conta do seu papel como sujeitos históricos, agentes com poder de transformar e inovar a realidade de suas comunidades. O objetivo é promover noções de pertencimento comunitário e cidadania e a partir disso, orientar a elaboração de um ‘Projeto de Intervenção’, que quando desenvolvida e aplicado na prática, irá gerar impacto sociocultural e soluções que beneficiarão cada comunidade envolvida, nos âmbitos política, econômico, social e cultural.

O encontro já aconteceu com os participantes de Salvador e Mata de São João, agora acontece simultaneamente em Belo Jardim (PE), e depois em Lençóis Paulista (SP), com participantes daquele município e também de Macatuba, em 4 de junho, e no dia 10 de junho em Jacobina (BA).

HISTÓRIA PARA ALÉM DOS LIVROS – Esta é a quinta edição do “Era Uma Vez… Brasil”, um programa de atividades educativas, artísticas e culturais com objetivo de trabalhar a História do Brasil através de uma outra ótica que não apenas a eurocentrada, encontrada nos livros tradicionais.

Para isso, o projeto exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo. Durante as etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas, comunidades quilombolas. Um das

Com quatro etapas, o Era Uma Vez… Brasil contemplou mais de 1.500 estudantes inscritos nesta edição e, para acontecer, contou com parcerias importantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes e patrocínio fundamental de Grupo Moura, Yamana Gold, Rodonaves Transportes e Lwart Soluções Ambientais.

Nesta edição, o projeto vem, desde março de 2020, mobilizando alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de três estados e seis cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista e Macatuba (SP).

Realizado pela Origem Produções, em quatro anos consecutivos de projeto, foram beneficiados cerca de 8 mil jovens, 364 escolas e 1.500 famílias de 27 municípios nos estados Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.

Por Assessoria

 

Da redação

NOSSOS CONTATOS