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Confira os protocolos de higiene exigidos para reabertura dos estabelecimentos comerciais

Governo estadual divulgou protocolos que devem ser seguidos para diminuir o risco de transmissão do coronavírus

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Governo de Pernambuco anunciou na segunda-feira (1º) o plano que determina a retomada gradual das atividades econômicas no Estado. Segundo a proposta, é obrigatório que os estabelecimentos comerciais sigam protocolos de higiene para que possam reabrir de maneira segura durante à pandemia do novo coronavírus.

Os protocolos devem ser seguidos por profissionais e clientes e foram divididos em três eixos, são eles: distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação. Dentre as medidas de distanciamento social estão manter de distância de 1,5 metro entre as pessoas, clientes, demarcar no chão o espaço das filas, escalonar o horário de refeição dos funcionários.

O protocolo de higiene inclui a permissão de pessoas apenas se estiverem usando máscara de proteção, higienizar equipamentos que precisem ser compartilhados e privilegiar a ventilação natural dos ambientes. Veja os protocolos:

Distanciamento Social

– Manter pelo menos 1,5 metro de distância entre colaboradores, clientes e indivíduos em geral;
– Escalonar intervalo de horário de refeição, de modo a evitar aglomeração;
– Evitar o compartilhamento de utensílios de uso pessoal, equipamentos e ferramentas de trabalho como canetas, telefone celular, trenas, espátulas, entre outros;
– Organizar a equipe em grupos ou equipes de trabalho para facilitar a interação reduzida entre os grupos.;
– Os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco (com mais de 60 anos ou com comorbidades de risco, de acordo com o Ministério da Saúde) devem ser objeto de atenção especial, priorizando sua permanência na própria residência em teletrabalho ou trabalho remoto;
– Evitar contatos muito próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços;
– Demarcar no chão o espaço nas filas, de modo a garantir a distância mínima de um metro e meio entre os clientes;
– Instituir uma barreira física de proteção entre cliente e atendente. Quando não for possível, demarcar no chão o espaçamento entre o cliente e o balcão, de modo a manter uma distância mínima entre cliente e atendente;

Higiene

– Permitir apenas a entrada de pessoas utilizando máscaras no estabelecimento
– Fornecer máscaras faciais para todos os trabalhadores e colaboradores
– Garantir que funcionários higienizem frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool 70%
– O álcool 70% para limpar as mãos é obrigatório para clientes ao entrar e sair do local
– Disponibilizar local para lavagem frequente das mãos, com sabonete líquido e toalhas de papel descartável ou disponibilizar álcool 70%
– Reforçar a limpeza das superfícies mais tocadas pelo menos 3x ao dia
– Aumentar a limpeza dos banheiros, instalações, áreas e superfícies comuns
– Higienizar grandes superfícies com sanitizante, contendo cloro ativo, solução de hipoclorito a 1%, sal de amônio quaternário ou produtos similares de mesmo efeito higienizador
– Não permitir o compartilhamento de copos, garrafas ou talheres
– Privilegiar a ventilação natural nos locais de trabalho

Monitoramento e Comunicação

– Identificar funções que podem realizar as atividades por meio de teletrabalho ou trabalho remoto;
– Manter, sempre que possível, em trabalho remoto os profissionais enquadrados nos grupos de risco;
– Informar aos colaboradores que devem ficar em caso se apresentarem os sintomas do coronavírus.
– Se um trabalhador for diagnosticado com coronavírus, deve ser realizada a busca ativa dos trabalhadores que tiveram contato com ele e comunicá-los;

Com informações do NE10 Interior.

Da Redação

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