Belo Jardim

Prefeito não participa de videoconferência com Paulo Câmara

Secretário de governo alegou que a prefeitura não foi convidada pelo governo estadual. Porém, encontro foi promovido pela Amupe

Divulgação

Mais uma vez a Prefeitura de Belo Jardim, no Agreste do Estado, não participou de importante reunião junto ao Governo de Pernambuco para tratar do planejamento para reabertura gradual do comércio. A videoconferência com o governador Paulo Câmara (PSB) foi realizada nessa terça-feira (2).

Prefeitos de vários municípios importantes do Estado participaram do encontro virtual, onde o governo apresentou o Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, anunciado na segunda-feira (1°). O encontro foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e contou com a presença dos secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Planejamento, Alexandre Rebelo.

Ao BJ1, o secretário de governo e articulação política, Demir de Brito, confirmou que o prefeito Hélio dos Terrenos (PTB) não participou da reunião. “Não participamos, não fomos nem convidados pela Secretaria de Governo do Estado”, afirmou. Todavia, a videoconferência foi promovida pela Amupe, e não pelo Governo de Pernambuco.

Ainda segundo o secretário, a Prefeitura de Belo Jardim vai seguir o planejamento decretado pelo governo estadual. “Vamos esperar para saber qual vai ser o decreto, se for pra reabrir [o comércio] vamos reabrir. Vamos seguir a regra do governo”, disse.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Jardim se mostrou contra o fechamento integral do comércio considerado não essencial, previsto no decreto n° 48.809 do Governo de Pernambuco. No dia 18 de maio, a Polícia Civil e Militar e a Vigilância Sanitária do município fecharam as lojas que estavam abertas à meia porta, bem como barracas de lanches e bares.

Reunião

De acordo com a Amupe, durante toda o encontro virtual, os representantes do Executivo estadual demonstraram estar dispostos a debater com os gestores municipais a construção de planos regionalizados, sempre respeitando as orientações das autoridades de saúde. O governador, por exemplo, teria sugerido reuniões na próxima semana com os municípios das macrorregiões de Pernambuco para tratar do tema.

Os prefeitos pernambucanos opinaram sobre os investimentos do Estado na saúde no interior, a abertura de templos religiosos, a situação dos transportes complementares, a concepção de um plano que tenha medidas regionais.

Petrolina

O prefeito Miguel Coelho (MDB) colocou em prática na última segunda-feira (1º) um plano próprio de reabertura econômica, ressaltou que todas as ações adotadas no município foram executadas com o conhecimento e consentimento do governo estadual. “Petrolina é a segunda cidade no Estado que mais realiza testes. Seguindo critério populacional, testamos 1.700 pessoas a cada 100.000 habitantes, só ficamos atrás do Recife. Além da nossa proximidade com Juazeiro, na Bahia, que também está flexibilizando o isolamento. Toda retomada seguirá as recomendações das organizações sanitárias e será gradativa”, declarou o gestor.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS