Destaque

Respiradores pulmonares comprados por prefeito do Recife estavam em fase de teste em porcos

A compra de respiradores pulmonares pela gestão Geraldo Júlio ganha mais um capítulo estarrecedor.

Empresa Bioex testou modelo de respirador investigado no Recife testado em porco – FOTO: Reprodução TV Jornal

A Bioex Equipamentos Médicos, empresa responsável pela fabricação de parte dos respiradores pulmonares contratados pela Prefeitura do Recife – alvo de questionamentos do Ministério Público de Contas (MPCO) e do Ministério Público Federal (MPF) –, começou a fabricar esses equipamentos no final de março, aproveitando a demanda provocada pela covid-19.

Os respiradores passaram por provas técnicas, mas o teste com animais só aconteceu em 4 de maio, numa experiência com porcos. Nessa data, parte dos equipamentos já havia sido vendida e entregue na capital pernambucana. Questionada pelo JC sobre testes em humanos, a empresa respondeu que “ainda não pode falar sobre esses testes”. A experiência realizada com os porcos foi divulgada em vídeos nas redes sociais.

O Blog de Noelia Brito divulgou, nesta terça-feira (26), vídeo do Facebook do marido de Juvanete Barreto Freire, a dona da empresa veterinária que vendeu 500 respiradores para a Prefeitura do Recife, que mostra o modelo BR 2000 da BIOEX sendo testado em porco numa cirurgia experimental.

Detalhe: o teste clínico em suíno foi feito no dia 04 de maio, em São Paulo, dois meses depois de o contrato ser assinado pela PCR. Enquanto isso, cerca de 200 leitos de UTI aguardam respiradores para começar a atender pacientes da Covid_19.

Mendonça Filho, ex-ministro da Educação (DEM), refutou a atitude por parte do prefeito de Recife e disse que “O prefeito tem de vir a público esclarecer ao povo do Recife a lambança nesse contrato feito com dispensa de licitação no valor de R$ 11 milhões”, relatou.

Por: JC Online com adaptações

Da Redação

NOSSOS CONTATOS