Professores decidem nesta terça se deflagram greve na UFPE
Do Ne10
Uma dia depois de voltarem às aulas, que iniciaram nesta segunda-feira (24), os docentes da Universidade Federal de Pernambuco vão realizar assembleia nesta terça-feira (25) para votar a deflagração ou não da greve da categoria.
Para que haja a assembleia, 10% dos associados devem comparecer, um equivalente a 240 profissionais. Destes, mais da metade deve votar a favor da greve para que esta seja deflagrada, segundo Gilberto Sousa, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).
A pauta segue na “autonomia universitária, melhores condições de trabalho, ajustes nas questões salariais junto com os servidores públicos federais, num aumento de 27%”, diz Gilberto.
A categoria dos servidores técnico-administrativos, parada há quase três meses, também vai realizar assembleia nesta terça. O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe), que tem seções na UFPE e UFRPE, vai fazer uma avaliação do período grevista e das pautas. A categoria de servidores técnico-administrativos é composta por todo o corpo de trabalhadores da universidade, desde o auxiliar administrativa até enfermeiros, contadores, segurança, serventes.