Belo Jardim

Professora alerta sobre método de ensino à distância

Segundo ela, as aulas vão para acontecer uma vez por semana e quatro vezes ao mês

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, deu início ao plano de ação para a retomada das aulas da rede pública de ensino no formato à distância. As reuniões entre os gestores e professores tiveram início na segunda-feira (1°) para definir como vai ocorrer a volta do ensino em meio à pandeia da Covid-19.

Entre os professores, o clima é de apreensão em relação à eficácia do método e a forma como a secretaria pretende iniciar as aulas online. Uma docente, que preferiu não se identificar, questiona o formato escolhido.

“Com a pandemia, teremos que nos reinventarmos para os alunos não serem prejudicados. Porém, o formato que a Secretária de Educação escolheu muitos de nós não tem essa habilidade, as aulas serão transmitidas em estúdio e até onde sabemos, de início, serão ao vivo, assim foi dito na reunião”, disse.

A professora esclareceu que serão quatro professores por vez em cada aula, uma vez por semana e quatro vezes ao mês. Além disso, será que uma aula apenas por semana garante ao aluno o aprendizado? A transmissão será feita pela Agreste TV, no Facebook.

“Como será o retorno dessas aulas pela TV? Como será acompanhado? Como vou saber se meu aluno não está assistindo aula de outro professor? Porque essas aulas serão gravadas para toda rede, não apenas para os meus alunos”, garantiu.

A profissional relatou ainda que ao indagar na reunião sobre como será feito o acompanhamento e o retorno das atividades, o responsável pelo canal de comunicação que será transmitido as aulas respondeu que poderia mensurar quantas pessoas estavam assistindo.

“Mas quem me garante que meu aluno está assistindo? […] foram muitas perguntas que não foram esclarecidas, porque acredito que nem eles mesmos sabem como será a dinâmica. Não só eu, mas muitos colegas que não estão compreendendo o formato dessas aulas”, asseverou.

Uma reunião com os gestores de ensino da Secretaria de Educação está ocorrendo na manhã de hoje para debater o assunto e definir como será aplicado a retomada do ensino à distância em Belo Jardim.

BJ1

Flagrantes, denúncias, sugestões, notícias, áudios, imagens e vídeos podem ser enviadas pelo WhatsApp do Portal de Comunicação pelo número: (81) 98286-0738 ou simplesmente clique no link verde abaixo e você será direcionado automaticamente para nosso canal.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS