Belo Jardim

Celpe desmente Secretário e informa que prefeitura está inadimplente

Secretário de Obras transferiu a culpa da escuridão à Celpe e informou que está tudo pago, o que foi veementemente desmentido pela Companhia de Energia

Em live, Cícero Nunes atribuiu a culpa da escuridão à Celpe, mas foi desmentido – Foto: Reprodução

O Secretário de Obras de Belo Jardim, Cícero Nunes, realizou uma live nesta segunda-feira (01) com um blog e entre tantas críticas e questionamentos dos internautas, respondeu sobre a escuridão em diversos bairros, ruas e parques públicos da cidade.

Na ocasião, o secretário atribuiu a culpa pela falta de energia à Celpe, que, segundo ele, tem “saqueado a maior parte da taxa de iluminação pública do município”. Além disso, acusou a Companhia de ser “esperta”, “criminosa” “cruel” e de não ser “transparente” na apresentação dos documentos e contratos firmados com o município.

“Até hoje queremos verificar como está o contrato e eles sempre se desviam. A Celpe hoje ela sequestra todo o dinheiro praticamente que é recolhido pela taxa de iluminação pública. Ela sequestra porque, diz ela, que a prefeitura tem um débito e esse débito é infinito, é monstruoso […], disse Cícero Nunes.

Ainda respondendo às indagações dos internautas, sobre o pátio da feira e outros locais públicos que também estão sem iluminação, Cícero Nunes, explicou que “a Celpe alega que contas anteriores não foram pagas e exige que nós paguemos. A prefeitura não paga porque ela já está saqueando, sequestrando as taxas públicas, então ela vai lá […] ela corta a energia de alguns parques para provocar o município para que faça o pagamento dessas contas lá atrás. […]”, asseverou.

Como se as acusações não tivessem sido suficientes, Cícero Nunes sugeriu que a Companhia de Energia seja intransigente e não é aberta ao diálogo. “Na conversa não se resolve, é um povo muito complicado de se conversar e nós temos que entrar na justiça, ajuizar essa ação para que a Celpe pare com essa prática criminosa de estar cortando a iluminação da nossa cidade”.

Por outro lado, ao BJ1, a Celpe se defendeu e desmentiu todas as informações passadas por Cícero Nunes e garantiu que a prefeitura de Belo Jardim está inadimplente desde o início do ano passado.

Confira o posicionamento na íntegra da Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que a Prefeitura de Belo Jardim possui dívidas relativas à iluminação pública do município, além de débitos de fornecimento de energia para prédios públicos. A concessionária, com objetivo de resolver a situação, procurou a administração municipal para quitação do valor devido, sendo acertado em acordo o pagamento das parcelas do débito a partir do desconto direto da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) – valor já arrecadado mensalmente, mas integralmente repassada para a administração municipal, que faz a gestão dos recursos.

Após esse acordo, realizado no mês de dezembro de 2019, a Prefeitura de Belo Jardim voltou a acumular novas dívidas com a Celpe, com o não pagamento das faturas entre os meses de janeiro de 2019 a maio de 2020. A concessionária mantém aberto o canal de negociação dos débitos, porém não tem obtido sucesso com a administração municipal. A Celpe se coloca à disposição para que a Prefeitura realize a negociação e pagamento das faturas em aberto, evitando a suspensão do fornecimento.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS