Destaque

Procurado por mortes de jovens em Glória do Goitá ficou preso por mais de 13 anos por estupro e roubos

Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, cometeu crimes em foi condenado em Pombos e em Vitória de Santo Antão, na mesma região. Ele deixou sistema penitenciário por livramento condicional.

Edson Cândido Ribeiro é procurado por mortes de duas jovens em Glória do Goitá — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Edson Cândido Riberio, o homem procurado pelos assassinatos de duas jovens Jailma da Silva, de 18 anos, e Kauany da Silva, de 19 anos, em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, ficou preso por mais de 13 anos por causa de estupro e roubos cometidos em Pombos e em Vitória de Santo Antão.

Nesta sexta (4), o Tribunal de Justiça (TJPE) detalhou os crimes praticados por Édson Cândido Ribeiro, de 35 anos, alvo de novo mandado de prisão expedido pelo Judiciário.

Desde segunda (31), quando foi descoberto o primeiro corpo, a polícia montou uma operação para tentar prender Edson. A mãe disse que gostaria que o filho se entregasse. Os casos deixaram com medo os moradores da cidade, que tem cerca de 30 mil habitantes.

Somando os dois processos, a condenação chegou a 23 anos e 1 mês. Desse total, o réu cumpriu 13 anos, quatro meses e 18 dias de reclusão. Desse total, foram, ao menos, 11 anos e sete meses em regime fechado.

Ainda segundo o tribunal, ele ficou preso em regime fechado até 26 de agosto de 2020, quando seguiu para o regime semiaberto.

Em 19 de dezembro de 2021, ele teve direito ao livramento condicional, por ter cumprido com todos os requisitos previstas na Lei de Execução Penal (LEP).

Também apresentou boa conduta confirmada em Atestado de Conduta emitido, em 30 de setembro de 2021, pela Secretaria de Ressocialização (Seres). Nessa época, ele estava na Penitenciária Agroindustrial São João, na ilha de Itamaracá, no Grande Recife.

O TJPE disse que Edson terá o livramento condicional suspenso pela Vara de Execução em Meio Aberto da Capital (VEPEMA), assim que ocorrer o indiciamento pela prática de novos delitos.

Histórico

O histórico de condenações de Edson Cândido Ribeiro aponta que, em 15 de setembro de 2104, ele foi sentenciado pela Vara Única da Comarca de Pombos no processo por estupro e roubo.

Nesse caso, Edson pegou pena total de 13 anos e cinco meses de reclusão e 60 dias multa, para ser cumprido em regime inicial fechado.

Pelo estupro, ele pegou uma pena de nove anos de reclusão. Por causa do roubo, a penalidade chegou a quatro anos e cinco meses de reclusão e 60 dias de multa.

De acordo com o TJPE, ele não teve direito a recorrer em liberdade, porque já estava preso, cumprindo pena por outro processo.

Na ação penal envolvendo roubo, em Vitória de Santo Antão, Edson foi condenado a nove anos e oito meses de reclusão, inicialmente em regime fechado. A sentença saiu em 27 de abril de 2009 e foi proferida pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Vitória.

Nesse primeiro processo, ele ficou preso durante toda a instrução processual, desde 26 de dezembro de 2008. De acordo com o TJPE, houve o flagrante delito. Por isso, ele permaneceu preso após a condenação definitiva.

Operação

Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta sexta, a operação para localizar Edson chegou ao quinto dia. A Polícia Militar manteve uma equipe na área da casa da família dele para garantir a segurança dos parentes. A casa da mãe foi invadida, na quinta (3).

De madrugada, a Polícia Civil recebeu uma ligação com a possível localização do homem e enviou uma equipe ao local. No entanto, ele não foi encontrado.

A população tem ajudado às autoridades nas buscas, que contam com muitos policiais, drones, carros, motos e um helicóptero.

Na noite desta sexta, a polícia informou que as buscas tinham sido encerradas e serão retomadas no sábado (5), às 8h.

Mortes

Jailma Muniz da Silva (à esquerda) e Kauany Mayara Marques da Silva (à direita) foram mortas em Glória do Goitá — Foto: Reprodução/WhatsApp

A primeira vítima de Edson a ser descoberta foi Jailma Muniz da Silva, moradora do Sítio Cueiras, na zona rural de Glória do Goitá.

Na segunda (31), ela saiu de casa para levar comida para os parentes que estavam na lavoura de limão e foi abordada por Edson. O corpo dela foi encontrado a menos de um quilômetro da casa em que a família vive.

Na terça (1 º) o corpo de Kauany Mayara Marques da Silva foi encontrado em bueiro, na área urbana do município.

Ela tinha desaparecido no sábado (29) e, na quarta (2), a Polícia Civil confirmou que o cadáver, em avançado estado de decomposição, era de Kauany. O enterro da jovem ocorreu na quinta-feira (3), no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Por G1PE / editado

 

Da redação

NOSSOS CONTATOS