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Procon dá dicas para consumidores não serem enganados na Black Friday

Uma das recomendações é fazer pesquisa nas lojas e nos sites para saber se o desconto é real

Procon alerta ainda que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Pernambuco elaborou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras nesta sexta-feira (24), quando ocorrerá a Black Friday 2017 (dia em que empresas do comércio físico e online praticam descontos).

A primeira recomendação do Procon é fazer uma pesquisa nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar sobre como estavam os valores dos produtos dias antes da Black Friday para comparar a variação dos preços.

O Procon alerta ainda que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras, adquirindo aquilo que realmente necessita para evitar o endividamento.

Confira mais dicas:

  • Só faça a compra em sites seguros e confiáveis. Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar.
  • Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail;
  • Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;
  • Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra;
  • Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador;
  • Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança;
  • Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas;
  • Mantenha a segurança do seu computador em dia, atualizando sempre seu programa antivírus.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) criou em 2013 um Código de Ética para a “Black Friday Legal”, juntamente com um selo de identificação das empresas participantes, com o objetivo de estabelecer normas de conduta e boas práticas nas promoções. É recomendável acessar o site com a relação das empresas participantes: http://www.blackfriday.com.br

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor também protege o cidadão que faz compras pela internet. Caso tenha algum problema como atraso/não entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar em uma das unidades do Procon em Pernambuco, ou ainda ligar para o 0800-282.1512.

Em Belo Jardim, o Procon funciona na Praça Desembargador João Paes, s/nº, no Centro, no prédio da antiga estação ferroviária, onde também está instalada a agência do trabalho. O telefone da unidade é (81) 3726-8982. O horário de atendimento é das 8h às 12h.

Da Redação

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