Categorias: DestaquePolítica

Hélio escolhe Cecílio Galvão para assumir cargo de secretário interino de Saúde de BJ

Governo alcança a marca de três secretários de Saúde nomeados em apenas 100 dias de gestão

Importante integrante da base do governo Hélio, o ex-prefeito Cecílio Galvão possui condenações contra ele na Justiça (Foto: Reprodução | Facebook)

A Prefeitura de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, anunciou na noite desta quinta-feira (23), por meio de nota oficial, que o prefeito Hélio dos Terrenos (PTB) nomeou o ex-prefeito e atual secretário Municipal de Governo e Articulação Política, Cecílio Galvão, como secretário interino de Saúde.

De acordo com o texto oficial, o ex-prefeito “irá acumular a Secretaria de Saúde até a nomeação definitiva do novo(a) gestor(a), da referida pasta”. A nota divulgada à imprensa, acrescenta ainda “que com o acúmulo das funções das Secretarias de Governo e Articulação Política, e de Saúde, não há acréscimo salarial” para Cecílio.

Com este anúncio, o governo Hélio alcança a marca de três secretários Municipais de Saúde nomeados em apenas 100 dias de gestão. Segundo o governo municipal, ainda não há previsão de data para o anúncio do nome do secretário de Saúde definitivo.

Troca-troca de secretários de Saúde no governo Hélio

No dia seguinte ao anúncio oficial de que Gleitson de Lima Rodrigues assumiria interinamente o cargo de secretário Municipal de Saúde, a Prefeitura de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, voltou atrás em relação a escolha, na tarde desta quinta-feira (23). Um nova nota oficial foi divulgada à imprensa informando “que houve um equívoco na divulgação” da nomeação, e que Gleitson “está apenas dando apoio às atividades da Secretaria Municipal de Saúde”, que segue ainda sem um titular definido.

Sem formação acadêmica e, consequentemente, sem trajetória profissional na área da saúde, sobretudo em gestão, Gleitson acumula, desde 25 de julho passado, o cargo comissionado de ‘diretor especial’ no governo Hélio dos Terrenos (PTB).

A nomeação de Gleitson para a pasta da Saúde gerou diversas críticas por parte da população belo-jardinense nas redes sociais. Algumas pessoas chegaram a relatar “indignação” com o fato do governo municipal ter nomeado, ainda que interinamente, um profissional sem experiência na área para chefiar a pasta da Saúde.

Nessa quarta-feira (22), a prefeitura, por meio de nota oficial, confirmou o pedido de demissão do vice-prefeito Silvano Galvão (PTB), popularmente conhecido como ‘Dr. Silvano’, do cargo que acumulava como secretário Municipal de Saúde. No mesmo texto, a gestão tinha informado que Gleitson de Lima Rodrigues assumiria, de forma interina, a pasta da Saúde.

Condenações judiciais contra Cecílio Galvão

Em agosto deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) negou o recurso pedido por Cecílio Galvão contra sua condenação por crime eleitoral de boca de urna. O delito, cometido em 2014, foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral. O atual secretário de governo Hélio foi condenado a pagar a pena de prestação de serviços comunitários por seis meses.

Além dessa condenação, Cecílio Galvão também é alvo de outro processo movido pela Promotoria do Ministério Público em Belo Jardim. Desta vez, a ação civil pública nº 1374-29.2005.8.17.0260 acusa-o de improbidade administrativa. A denúncia é que o ex-prefeito deixou de pagar os servidores à época da sua gestão, que ocorreu entre 1997 e 2000.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS