Categorias: Saúde

Primeiros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

Pesquisa aponta os sintomas comuns no inicio da gestação, mas que nem sempre são notados.

Pesquisa aponta os sintomas comuns no inicio da gestação, mas que nem sempre são notados.

O portal especialista em saúde e maternidade, Trocando Fraldas, fez uma pesquisa com mulheres de todo o Brasil, cerca de 10 mil participantes para descobrir quais são os sintomas da gravidez mais notados entre o público feminino. O curioso é que embora o atraso da menstruação seja o mais comum em (72%) dos casos, existem outros sintomas que surgem logo nas primeiras semanas da gravidez. Confira quais são:

Sonolência é o segundo principal sintoma da gravidez, ficando atrás somente do atraso menstrual

Segundo a pesquisa (64%) das participantes notaram maior sonolência no inicio da gestação. Esse sintoma ocorre por conta do aumento dos níveis de progesterona que ajuda no controle do ciclo reprodutivo. A presença maior do hormônio no organismo torna uma rotina de praxe num dia extenuante. É comum sentir sonolência e cansaço pelo corpo como se tivesse participado de uma maratona.

Mudança no muco cervical

Após a fecundação do óvulo ocorrerá uma série de mudanças no corpo da mulher, entre elas as modificações de coloração e consistência das secreções expelidas pelo útero, sendo perceptível entre (63%) das entrevistadas.

As alterações no muco cervical são diferentes para cada mulher. Algumas notam uma aparência mais grossa e esbranquiçada, semelhante a um creme hidratante. Em contrapartida existem sinais que tornam o muco cervical fino e aquoso, semelhante ao normal nos dias que antecedem a ovulação.

Sensibilidade dos seios 

Os hormônios estrogênio e progesterona bombardeiam o organismo da mulher assim que se inicia a gravidez. Outro sintoma recorrente é a sensibilidade dos seios apontada por (60%) das participantes do estudo. As transformações hormonais são responsáveis por alterar a circulação sanguínea, modificando também o tecido dos seios, tornando-os inchados, doloridos e bastante sensíveis ao toque.

Frequência urinária

A sensação de bexiga sempre cheia é um sintoma corriqueiro durante a gravidez e afirmado por (57%) das mulheres que participaram da pesquisa. O efeito da progesterona no organismo feminino interfere em todo o sistema digestivo, torna o trânsito intestinal mais lento, além de exercer pressão na região da bexiga. Durante a gravidez é comum acompanhado ao aumento das idas ao banheiro, a flatulência e em alguns casos a prisão de ventre.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS