Categorias: Política

Cotado para assumir a Saúde de BJ, ex-prefeito de Sanharó é investigado por fraude e desvio de verbas

A indicação de César é articulada por Cecílio Galvão em troca de apoio político.

A indicação de César é articulada por Cecílio Galvão em troca de apoio político. (Foto: Reprodução/Internet).

De acordo com informações apuradas pela reportagem do BJ1, o secretário Municipal de Governo e Articulação Política de Belo Jardim, Agreste do Estado, Cecílio Galvão, articula nos bastidores do governo Hélio dos Terrenos a nomeação de César Augusto de Freitas, ex-prefeito de Sanharó, também no Agreste, como novo secretário de Saúde do município.

Fontes ligadas ao governo municipal dizem que a indicação de César para o cargo seria em troca de apoio político nas eleições de 2018, quando Cecílio Galvão deverá concorrer como deputado estadual e pretende contar com o apoio do ex-prefeito para conseguir votos em Sanharó.

Condenações judiciais contra César Augusto

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um processo criminal contra o ex-prefeito de Sanharó por descontrole dos gastos com o pessoal em 2012, último ano da sua gestão. Segundo o MPPE, à época o percentual gasto com servidores municipais estava acima do autorizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que implicou em crime no artigo 359-D do Código Penal.

Em 2014, o Ministério Público Federal (MPF), em Caruaru, ainda no Agreste, denunciou César Augusto de Freitas à Justiça Federal, por irregularidades cometidas em licitações referentes à contratação de transporte escolar no município entre os anos 2005 e 2006.

De acordo com o processo N° 1370143-5, César Augusto e mais três ex-funcionários do município são investigador por desvio de verba pública. Segundo a denúncia do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-prefeito é acusado de pagar valores indevidos a duas empresas. Além da inexistência de justificativa para a contratação de artistas para shows musicais durante o São João de Sanharó.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Belo Jardim informou que o nome do titular da Secretaria de Saúde ainda não foi definido e será divulgado em momento oportuno. A Prefeitura esclarece ainda que não pauta a definição dos seus gestores por acordos políticos.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS