Urgente

Pitágoras e Defensoria Pública fecham parceria de estágio para alunos do campus

Iniciativa valerá para estudantes que estejam cursando a partir do primeiro período de direito em Belo Jardim

Divulgação

A Faculdade Pitágoras Belo Jardim, no Agreste e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco anunciaram a parceria para alunos da instituição. Além de aproximar os estudantes de direito da comunidade, a parceria tem como objetivo permitir que tenham contato com o dia a dia da profissão, por meio do programa de estágio voluntário, com treinamento prático nas áreas cível, criminal e de causas coletivas.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Direito, Danilo Mergulhão, o convênio permitirá que os discentes tenham a oportunidade de conviver com a dinâmica da instituição, colocando em prática o que foi trabalhado em sala de aula. “O serviço da Defensoria Pública encontra escopo constitucional, principalmente em relação ao acesso à Justiça. O convênio favorecerá o desenvolvimento profissional e humano dos nossos alunos, pois estarão em contato com as demandas mais comuns que afetam a comunidade carente”, explica.

O estágio obedecerá às disposições da Lei Federal Nº 11.788, de 25/09/2008 (Lei de Estágio), com carga horária mínima de oito horas semanais. “Os alunos já podem se candidatar às vagas a partir do primeiro período do curso”, enfatiza Mergulhão. Uma vez selecionados e vinculados à Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, o estudante terá a orientação dos próprios defensores e também do coordenador do curso de Direito na realização das tarefas.

Inicialmente o atendimento será nas cidades de Pesqueira e São Bento do Una, além da própria Belo Jardim, que são localidades onde residem os alunos matriculados no curso de direito da instituição.

Para o diretor da Pitágoras Belo Jardim, Kelvim Cruz, esse convênio representa um passo importante para a unidade e, por isso, a ideia é continuar trabalhando para que outras parcerias sejam firmadas. “Já estamos em trâmite com convênios perante o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT-6ª Região), para que os nossos alunos treinem o senso crítico de compreensão do cotidiano da sociedade”, acrescenta.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS