Saúde

Pernambuco libera vacinação contra Covid para bebês de 6 a 11 meses sem comorbidades

Estado tem 64 mil crianças entre 6 e 11 meses. Imunizante utilizado será o Pfizer Baby, que precisa ser aplicado em três doses.

Foto: Miva Filho/SES-PE

O governo de Pernambuco autorizou, nesta quinta (17), a vacinação contra a Covid-19 para bebês de 6 a 11 meses, mesmo que eles não tenham doenças preexistentes, as chamadas comorbidades. O estado tem 64 mil crianças nessa faixa etária.

Pernambuco já havia autorizado a vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, mas que tivessem comorbidades.

Segundo o estado, a demanda de pais e responsáveis foi baixa. Isso levou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) a liberar a aplicação nesse público elegível de uma forma mais ampla.

Os bebês serão imunizados com a vacina Pfizer Baby. A ritmo da aplicação das doses vai depender da realidade de cada município, informou a Secretaria Estadual de Saúde.

Com a Pfizer Baby, a imunização ocorre com três doses. Entre a primeira e a segunda, o intervalo precisa ser de, pelo menos, três semanas (21 dias). A terceira dose deve ser aplicada dois meses (oito semanas) após a segunda.

Em nota, o secretário de Saúde, André Longo, afirmou que os pais estão desperdiçando a oportunidade de proteger seus filhos contra formas graves da doença. Ele também afirmou que o avanço para o público geral busca não desperdiçar as doses de Pfizer Baby recebidas pelo estado.

Vacinação em Belo Jardim

Os pais ou responsáveis devem procurar a Sala de Vacina Severina Parteira, localizada na Clínica Materno Infantil Conceição Moura (Rua Coronel Antônio Marinho, n° 335, bairro Ayrton Maciel), a partir das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e apresentar os seguintes documentos: RG ou registro de nascimento; CPF ou Cartão SUS, caderneta de vacinação, comprovante de residência em nome dos pais e laudo médico – caso a criança tenha comorbidades.

Por G1PE / Editado

Da redação

NOSSOS CONTATOS