Pernambuco

Pernambuco confirma circulação da ômicron; 21 pacientes testam positivo para a nova variante do coronavírus no Estado

Nesta sexta (7), governo informou que foram analisadas 80 amostras. Desse total, 21 foram positivas para essa linhagem da Covid-19. Não houve mortes.

Imagem: Internet

O governo de Pernambuco confirmou os primeiros casos da variante ômicron no estado. Nesta sexta (7), o secretário Estadual de Saúde, André Longo, disse que, das 80 amostras coletadas entre novembro e dezembro de 2021, 21 delas, ou 26%, foram positivas para essa linhagem da Covid-19. O estado disse que não foi registrada nenhuma morte por causa dessa variante.

Por meio de pronunciamento em vídeo, Longo afirmou que a confirmação foi feita a partir da análise feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) de material biológico de pacientes confirmados para a doença.

Os casos de ômicron foram registrados em doentes do Recife, Região Metropolitana, Sertão do São Francisco e Agreste, além de Fernando de Noronha.

No pronunciamento, André Longo afirmou que a confirmação da ômicron é uma preocupação mais para as autoridades de saúde do estado, por “causa do maior potencial de contaminação”.

Diante disso, o gestor declarou que a Covid-19 ainda é uma ameaça. “Nossa principal aliada para a proteção da vida são as vacinas”, declarou.

Segundo o secretário, para se imunizar contra a ômicron é preciso ter tomado ao menos a segunda dose de vacina. “Contra a ômicron, ter apenas uma dose é o mesmo que estar desprotegido”.

De acordo com o governo, mais de 500 mil pessoas ainda estão sem a segunda dose de vacina contra a Covid em Pernambuco. “Há, portanto, risco agravado de contrair a forma grave da Covid-19″, disse.

Veja onde foram registrados casos de ômicron

  • Região Metropolitana: Recife (14) e Jaboatão dos Guararapes (1);
  • Agreste: Caruaru (1), Frei Miguelinho (1) e Garanhuns (1);
  • Sertão: Lagoa Grande (1), Petrolina (1);
  • Fernando de Noronha (1).

Os pacientes tinham entre 1 e 67 anos. As faixas etárias são: 0 a 9 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (4), 40 a 49 (6), 50 a 59 (2) e 60 e mais (3).

G1PE / Editado .

 

Da redação

NOSSOS CONTATOS