Pernambuco

Pernambuco confirma 31 casos de dupla infecção da Covid-19 e Influenza

Até então, o estado não havia divulgado registro de pessoas com a dupla infecção. Do total, somente um paciente teve Síndrome Respiratória Aguda Grave e precisou ser internado.

 

Foto: Katherine Coutinho/G1

Pernambuco confirmou 31 casos de dupla infecção de Covid-19 e influenza H3N2 até esta quinta-feira (6). Desse total, apenas um paciente, de 77 anos, teve Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e necessitou de internamento hospitalar. Até então, o estado não havia divulgado registro de pessoas com as duas doenças ao mesmo tempo.

As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa no Recife.

“Estamos vivendo uma fase de aceleração da epidemia. […] Sabemos que coinfecção é possível desde 2020. Não tínhamos, até então, a circulação de influenza. Quando passou a circular, agora com até muito mais força que a Covid, é natural que as pessoas tenham contato com os dois vírus”, disse o secretário.

A dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

André Longo declarou que ter Influenza e Covid ao mesmo tempo não significa ser um caso mais grave que ter apenas uma das doenças.

Até a terça-feira (4), foram registrados 6.392 casos de Influenza A em Pernambuco, com 38 óbitos.

O maior número de pacientes internados em um único dia nas últimas três semanas foi registrado na quarta-feira (5), com 196 internamentos. Ainda de acordo com o secretário, houve um aumento do número de pessoas com mais de 60 anos internadas. No estado, nesta quinta (6), havia 426 idosos em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que corresponde a 64% do total.

Além disso, a epidemia de influenza associada à pandemia de Covid-19 fizeram aumentar o número de solicitações de leitos nas UTIs. “Na nossa Central de Regulação, foram 797 solicitações de leitos de UTI [na semana epidemiológica 52], um aumento de 80% em relação à semana anterior e 204% em 15 dias”, disse.

As autoridades de saúde utilizam as semanas epidemiológicas para comparar dados. A 52, por exemplo, foi do dia 26 de dezembro de 2021 até o sábado (1º). Ao comparar o número de solicitações de leitos de UTI e de enfermaria no dia 21 de dezembro de 2021 com a terça-feira (4), o crescimento foi de 858%, indo de 43 para 412.

O secretário recomendou que as pessoas com sintomas gripais procurem se isolar, mesmo dentro de casa e, se necessário, usem máscara mesmo dentro da própria residência para evitar infectar parentes. Além disso, orientou para que se procure a testagem para verificar se é Covid-19 ou não.

Por G1PE

Da redação

NOSSOS CONTATOS