Mendonça Filho pede a SDS reforço no policiamento do Agreste para reduzir a violência na região
O deputado federal, Mendonça Filho, pediu a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, numa audiência nesta segunda-feira (06/02), reforço no policiamento para o Agreste pernambucano para reduzir a violência e insegurança na região. “Estou dando voz aos pedidos que tenho recebido de moradores e comerciantes da região. A população vive hoje o resultado de 16 anos de abandono da segurança pública nas gestões do PSB, com medo de sair de casa, de ficar nas praças, de abrir seu comércio no final de semana. Além do alto número de homicídios e mulheres vítimas de violência”, afirmou Mendonça, destacando que acredita que a nova gestão vai mudar essa realidade.
Na audiência, Mendonça disse à secretária que a violência e a insegurança atingem fortemente o Polo de Confecções, afetando a economia de municípios que geram renda e milhares de empregos como Vertentes, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. A secretária informou que o cuidado com a segurança pública é prioridade do Governo e vai marcar um encontro com os prefeitos da região, incluindo Belo Jardim, Bezerros, Cupira, para tratar do assunto. “A nossa reunião foi muito produtiva. A secretária foi muito receptiva e destacou que ouvir os problemas de cada cidade é o perfil da gestão de Raquel Lyra”, detalhou o deputado.
Segundo os dados da própria SDS, de janeiro a dezembro de 2022, um município como Belo Jardim apresentou números assustadores de violência. Foram 30 casos de mortes por Crimes Violentos Letais Intencionais, os CVLI; 24 casos de estupros e 241 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Com a nova gestão, tenho certeza de que o descaso com a segurança será coisa do passado. Pernambuco conta hoje com uma governadora Raquel Lyra e uma secretária que conhecem de perto a questão da segurança pública e comprometidas com políticas públicas que garantam tranquilidade ao cidadão em todo o estado”, destacou o deputado.