Fechar Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, julho 12
    BJ1
    • Página Inicial
    • Ouça a Bitury
    • Belo Jardim
    • Política
    • Educação
    • Policial
    • Agreste
    • Esporte
    BJ1
    Lar»Destaque»InfoGripe: Região Nordeste segue com aumento de covid-19
    Destaque

    InfoGripe: Região Nordeste segue com aumento de covid-19

    Da redaçãoPor Da redação22 de dezembro de 20233 Minutos de Leitura
    O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Copiar Link
    Foto: Internet

    O boletim InfoGripe divulgado nesta sexta-feira (22) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca a manutenção do aumento no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 em vários estados da Região Nordeste. O Ceará é quem chama mais atenção pelo ritmo acelerado de crescimento da doença, apesar de já demonstrar sinais de redução na faixa etária dos jovens adultos.

    Às vésperas das festas de fim de ano, as atenções devem ser ainda mais focadas, especialmente em tais localidades, alerta a Fiocruz. Referente à Semana Epidemiológica 50, de 10 a 16 de dezembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 18 de dezembro.

    Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe registram aumento no número de casos, com foco no estado cearense, onde o crescimento acelerado da doença preocupa, pois embora haja sinais incipientes de diminuição na faixa etária dos jovens adultos, nos idosos isso não se confirma.

    Alagoas e Sergipe, com quadros mais recentes, apontam também para um aumento na população de idade mais avançada, assim como já se observava na Paraíba e em Pernambuco. A Bahia (que foi o primeiro estado da região a entrar nesse ciclo de aumento) por outro lado, já dá sinais de interrupção no crescimento, apesar de ainda não indicar reversão para queda. Na Região Norte, ainda não se observa sinal de aumento associado à covid-19, mas há um crescimento ligado às crianças e pré-adolescentes, caracterizando outros vírus respiratórios.

    O pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, chama a atenção para quem for se deslocar a esses locais por conta das festas de fim de ano. “Como estamos entrando no período das celebrações de fim de ano, Natal, Ano Novo, especialmente nesses locais, quem for viajar para estados do Nordeste, fica o pedido de uma atenção ainda maior naquelas recomendações fundamentais, ou seja, vacina em dia, lembrar que grupos de risco têm uma indicação para já antecipar a dose de reforço, que tem se mostrado eficaz em continuar diminuindo o risco de desenvolver o caso grave de covid-19”.

    Gomes também indica a realização de tais eventos em ambientes abertos ou bem ventilados, além da recomendação do uso de máscaras de qualidade (N95, PFF2) caso estiver com sintomas de gripe, como nariz escorrendo, espirros, tosses, incômodo na garganta e/ou dificuldade respiratória, apesar de o ideal ser fazer repouso e ficar em casa, visando à proteção dos familiares.

    A incidência de SRAG por covid-19 mantém o cenário de maior impacto nas crianças de até dois anos e na população a partir de 65 anos de idade. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de SRAG nas crianças pequenas são o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus. Já a mortalidade da SRAG tem se mantido significativamente mais elevada nos idosos, com predomínio de covid-19.

    Por Agência Brasil

    Alagoas ambientes abertos aumento de casos Boletim InfoGripe ceará Covid-19 crescimento acelerado Dose de reforço festas de fim de ano Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz incidência SRAG Nordeste Paraíba pernambuco Sergipe sintomas gripe SRAG Vacinação
    Compartilhar. O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail Copiar Link
    Artigo anteriorJovem denuncia que teve partes íntimas tocadas por homem ao cochilar em viagem por aplicativo de carona
    Próximo artigo Hora de regularizar: dia 31 de dezembro é o prazo final para acertar as contas do MEI

    Posts relacionados

    Última noite de shows da 56ª Festa das Marocas reafirma o evento como um dos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco

    8 de julho de 2025

    Segundo dia da 56ª Festa das Marocas tem Priscila Senna de volta a Belo Jardim e programação descentralizada

    6 de julho de 2025

    Belo Jardim está entre os 10 clubes confirmados na Série A2 do Pernambucano 2025

    5 de julho de 2025

    Primeiro dia da 56ª Festa das Marocas celebra tradição e cultura de Belo Jardim

    5 de julho de 2025

    Aliança entre Mendonça, Débora Almeida e Gilvandro reforça liderança política em Belo Jardim e região

    4 de julho de 2025

    Mendonça Filho e Grupo Moura discutem duplicação da BR-232 até o Sertão

    4 de julho de 2025
    Adicionar um comentário
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Nossos Contatos
    • [email protected]
    • Fone: 81 37261489
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 BJ1 - Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.