Gilvandro Estrela e Mendonça acompanham início de obras em UBSs na zona rural e na sede de Belo Jardim
Após a liberação de R$ 1,2 milhão pelo Ministério da Saúde, através a articulação do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos distritos de Serra do Vento, Água Fria e Xucuru, na zona rural de Belo Jardim, e no bairro do Bom Conselho, iniciaram nessa sexta-feira (4), os serviços de reforma e ampliação na estrutura física para oferecer atendimento humanizado e eficiente à população, além de garantir qualidade de trabalho aos profissionais da saúde.
O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), acompanhou, ao lado de Mendonça, do vice-prefeito, Dr. Maneco, secretários municipais e vereadores, o início das obras em três das quatro localidades. O gestor aposta na Atenção Básica para diminuir o fluxo de atendimento de pacientes na emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e do Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL).
“Em breve estaremos entregando as quatro unidades à população totalmente estruturadas, com equipamentos novos, médicos, dentistas, enfermeiros e remédios, para que o atendimento na emergência do Hospital seja desafogado e que problemas de saúde em menor potencial sejam assistidos nessas localidades”, pontuou Gilvandro, que prometeu acompanhar cada etapa da revitalização das unidades.
As unidades irão receber os serviços de alvenaria, demolição, revisão nas instalações das redes elétrica e hidráulica, revestimento, pintura, retelhamento, troca de piso, entre outras intervenções listadas na planilha de orçamento indicada pela Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa é que as obras sejam concluídas em quatro meses.
“Os recursos para realizar essas obras estavam bloqueados desde 2017 por inadimplências da gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos. Contamos com a liderança do prefeito Gilvandro Estrela e com a capacidade técnica da secretária de Saúde, Aline Cordeiro, para conseguir a liberação dos recursos junto ao Governo Federal”, destacou Mendonça.
De acordo com Assessoria, as reformas ficarão a cargo das empresas vencedores do processo licitatório junto ao Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), do Ministério da Saúde.
“Está tudo dentro do padrão determinado pelo Ministério da Saúde. Agradecemos o empenho do ex-ministro da Educação, Mendonça, em garantir a liberação dos recursos. Atenção Básica é a promoção da saúde. As ampliações e reestruturações da UBSs irão trazer mais conforto a população e junto a isso, estaremos prestando um serviço com maior qualidade”, afirmou Aline Cordeiro, secretária de Sáude de Belo Jardim.