Belo Jardim

Fotógrafa critica abandono nos pontos turísticos de Belo Jardim e pede conscientização

Segundo a profissional, o sentimento é de indignação com a sujeira deixada pelos turistas e com a falta de políticas públicas de preservação dos locais

A fotógrafa belo-jardinense Silvânia Feliciano, publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (11) cobrando um olhar mais atencioso por parte da gestão pública para os cuidados de preservação com os pontos turísticos, além da conscientização das pessoas e turistas ao visitarem as cachoeiras da cidade de Belo Jardim.

Na descrição do vídeo, ela mostrou a situação deplorável e lembrou sobre uma reportagem recente gravada pela TV Jornal na cidade. “A TV Jornal de Caruaru exibiu uma matéria linda sobre os pontos turísticos de Belo Jardim, inclusive a espalhadeira. Mas, esqueceram ou cortaram essas imagens aqui (veja o vídeo abaixo)”.

Além de fotógrafa, Silvânia também é professora e, segundo ela, um dos pontos importantes que faz questão de abordar com as crianças é a questão do despertar do sentimento de preservação do meio ambiente, dos cuidados com a natureza e da civilidade. “Trabalho muito essa questão de conscientização com os meus alunos, porque é o planeta que está em jogo e, de certa forma, a nossa saúde, o nosso bem-estar”, disse a professora.

Em entrevista ao BJ1, Silvânia relatou o sentimento de indignação sentido por ela ao ir à Espalhadeira e relatou ainda que a Cachoeira do Bitury também precisa de um trabalho complexo de preservação. “Fui fazer um ensaio fotográfico de uma gestante, mas foi difícil me concentrar quando me deparei com aquela situação triste, lamentável. Vivemos em um local que boa parte das pessoas não tem essa cultura de preservar, de cuidar, de manter e se preocupar com o ambiente”.

A falta de políticas públicas eficientes neste sentido não existem. As cachoeiras tem sido ponto de encontro e de reunião de famílias e amigos durante os finais de semana. A sujeira deixada pelos turistas nos locais afetam todo o ecossistema local e polui ainda mais o meio ambiente compartilhado por todos.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS