Fortes chuvas em Petrolina deixam no mínimo 80 famílias desabrigadas
As fortes chuvas que tem atingido a cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, tem deixado várias famílias que residiam em situações de vulnerabilidade, desamparadas. Segundo os números divulgados pela prefeitura, cerca de 80 famílias se encontram desabrigadas só nos bairros de Cosme e Damião e Cacheado. O secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, o secretário executivo de Ordem Pública, Jota Santos, e o secretário extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, percorreram os bairros da cidade para darem início ao levantamento do estrago causado pelas chuvas que pegou a todos de surpresa.
Foi instalado no Ginásio Osvaldo do Flamengo, um abrigo temporário onde as famílias terão colchões e cestas básicas distribuídas. A Defesa Civil de Petrolina recomenda que, caso as chuvas continuem nos próximos dias, e o nível da água venha a subir, todos devem ir para um local seguro disponibilizado pela prefeitura. Os pais devem ficar atentos para que as crianças não brinquem em enxurradas ou nas águas dos córregos, já que elas podem ser levadas pela correnteza, ou se contaminar com doenças graves, como hepatite e leptospirose. É importante lembrar também que equipamentos elétricos não devem ser ligados, para que não haja o risco de choque elétrico.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) o registro só nesta terça-feira foi de 116,5mm, 261% a mais do previsto para todo o mês de Abril. A expectativa era de que chovesse apenas 50 mm no mês. A agência informou que a chuva deve continuar no município pelos próximos dois ou três dias e que para o mês de abril estão previstas chuvas isoladas em várias regiões do Sertão.
Com o grande volume de água, os bueiros e canais da cidade não comportaram a vazão, o que causou alagamentos nos bairros de Cacheado, São Gonçalo, Quati I e II, Vila Eulália, Rio Claro, Antonio Cassimiro e Jatobá. Após ronda dos representantes da prefeitura, os bueiros que tiveram maior retenção, como os de Cosme e Damião e Antonio Cassimiro, foram limpos.
com informações da Folha de Pernambuco