Exclusivo: UPAE de BJ é fechada e equipamentos são enviados para Recife, dizem funcionários
Em meio à pandemia pelo novo Coronavírus, Belo Jardim tem andado na contramão do considerado aceitável pela população. Se por um lado a população reclama da falta de transparência pela Secretaria de Saúde Municipal, por outro, vem o Governo de Pernambuco, fecha e desaparelha a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Padre Assis Neves, a UPAE – Belo Jardim.
Segundo informações de funcionários que pedem sigilo da identidade, os equipamentos foram enviados para atender os hospitais de Recife, deixando a população carente de mais uma unidade que poderia atender casos suspeitos ou até mesmo ser transformado em um hospital de referência para enfrentamento do Coronavírus.
As sugestões são extremamente válidas tendo em vista que Belo Jardim tem apenas um hospital público, poucos leitos de enfermaria e nenhum de UTI. Entretanto, de acordo com o Secretário de Saúde, Uriel Campelo, em live na segunda-feira (11) para um blog da cidade, a IV Geres o respondeu informando que Belo Jardim não atende o protocolo para manter esse tipo de atendimento.
“Eu perguntei se a gente poderia ter leitos de UTI aqui. Como nosso hospital é de média a baixa complexidade, não é autorizado termos leitos de UTI. […] existe um protocolo que precisamos seguir”, disse Uriel que informou ainda que será inaugurado no Hospital Júlio Alves de Lira/UPA 24H uma ala somente para tratar de pacientes com Covid-19 de Belo Jardim e de Tacaimbó.
Serão 20 leitos de retaguarda para pacientes que saírem graves de Belo Jardim e ao receberem alta do hospital de referência Mestre Vitalino em Caruaru retornarem para a cidade.
Ao BJ1, a assessoria de imprensa da UPAE – Belo Jardim não respondeu sobre os equipamentos da unidade, se realmente haviam sido enviados à capital pernambucana, mas confirmou que o local está fechado. Também não foi informado sobre a recolocação dos funcionários.
Acompanhe:
A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Padre Assis Neves – Belo Jardim informa que encerrou de forma temporária suas atividades ordinárias e o atendimento ao público em cumprimento à Lei Estadual n 425/2020, editada em função da pandemia do novo coronavírus.
Ao mesmo tempo, informamos que a UPAE de Belo Jardim está aproveitando as suas instalações para confeccionar capotes impermeáveis de manga longa, EPIs indispensáveis para os profissionais de saúde que encontram-se na linha de frente no atendimento dos pacientes da Covid-19.
Em outra nota enviada ao BJ1 a assessoria respondeu os questionamentos, informando que:
“os equipamentos foram transferidos para as unidades de saúde que estão atuando no enfrentamento à Covid-19.Os funcionários, por sua vez, estão trabalhando, ajudando na confecção dos EPIs.”
Matéria editada às 16h20 para acréscimo de informações