“Escolinha do Calango pode servir de modelo no Nordeste”, diz coordenador do Ministério dos Esportes
O Projeto Belo Jardim F. C. Pela Inclusão Social, mais conhecido como Escolinha do Calango, pode servir de modelo para o Ministério dos Esportes desenvolver projetos sociais ligados ao futebol. A afirmação é do coordenador do Ministério, Newton Uchida, que visitou o a sede do Calango, na tarde dessa quinta-feira (25), para conhecer e avaliar o projeto. “Temos projetos semelhantes mais concentrados no sudeste. Nossa intenção é que projetos do tipo se expandam na região e Belo Jardim pode servir como modelo desse projeto”, destacou o representante em entrevista a Rádio Bitury.
O projeto é financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Pioneira no Nordeste, a Escolinha do Calango atende a crianças e a adolescentes de Belo Jardim com aulas de futebol no contra-turno das aulas escolares. A visita do coordenador do Ministério dos Esportes faz parte do cronograma de fiscalização imposto pelo Tribunal de Contas da União.
Após visitar a sede do Belo Jardim Futebol Clube, Uchida assistiu a uma apresentação sobre os dois anos do Projeto que já atendeu a cerca de 280 crianças e adolescentes. Após a apresentação, conheceu ex alunos da escolinha que vāo jogar profissionalmente no Belo Jardim Futebol Clube, na segunda divisão do campeonato Pernambucano. ” A idéia é que ela (criança) possa fazer desde a demonstração de alto rendimento,ou seja complementando sua educação ou simplesmente participando de uma modalidade esportiva qualquer sem maiores pretensões”, detalhou o coordenador do ME.
O Projeto Belo Jardim F. C. Pela Inclusão Social – Escolinha do Calango, está em sua segunda edição, já em fase de conclusão. Outra edição do projeto será iniciada até agosto deste ano. O projeto idealizado e apoiado pelo deputado federal Mendonça Filho garante aos alunos, treinos com professores de educação física, acompanhamento psicológico, além de todo material de treino, como chuteira, meião, camisa e bermuda.