CPRH apreende 63 aves silvestres, embarga áreas por desmatamento e aplica multa de R$ 173 mil em Belo Jardim
Sessenta e três aves silvestres, entre elas um papagaio-verdadeiro e dois tuins foram apreendidas por fiscais do Setor de Administração de Unidades de Conservação (SAUC), da CPRH, no município de Belo Jardim, no Agreste Central, dentro da área de abrangência da APA Serras e Brejos do Capibaribe. Esta é a quarta vez que os fiscais realizam a Operação na APA e também a segunda vez que eles concentram as atividades no município de Belo Jardim.
Além dos animais, os fiscais também apreenderam armadilhas, gaiolas, uma espingarda e um caminhão com 20 metros de lenha. A equipe também embargou 10 áreas por desmatamento, com aproximadamente 40 hectares, e ainda foram emitidos 26 autos de infração e aplicação de multas no valor de R$ 173,6 mil.
O papagaio e os tuins estão estre as espécies ameaçadas de extinção. O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asas com partes vermelhas e extremos, azuis-escuros. Mede entre 35 e 37 centímetros e pesa aproximadamente 400 gramas.
Já o tuim é a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em média 26 gramas. Possui bico pequeno cinza-claro. O macho é verde-amarelado com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso. A fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos. A cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.
Por CPRH