Continuam buscas aos fugitivos do presídio de Pesqueira
Da Folha de Pernambuco
A Policia Militar continua as buscas pelos detentos que fugiram do presídio de segurança máxima Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, no Agreste , no último do domingo (28). Por meio de nota, a Secretaria de Ressocialização (Seres) confirmou que foram nove os presos que fugiram da unidade, e não três como divulgado anteriormente.
Segundo informações da Seres, a fuga aconteceu durante o dia de visitas, por volta das 13h. O grupo teria rendido dois agentes penitenciários, sendo um homem e uma mulher, e, ao tomarem suas armas, os fizeram reféns até a saída da unidade prisional. Como o presídio estava cheio de mulheres, outros agentes preferiram não reagir e deixaram que detentos saíssem pela porta principal.
A fuga foi articulada e comandada pelo “chaveiro” (detento de confiança dos funcionários do presídio e que tem as chaves das celas e acesso às demais áreas da unidade), Vladimir Brito, de 29 anos.
Do lado de fora do presídio, um automóvel do modelo Strada, de placa não informada, além de uma moto, aguardavam os fugitivos. Ao entrarem no veículo, apenas a mulher foi liberada, o homem foi liberado momentos depois. Os fugitivos foram vistos, ainda no início da noite do domingo, no município de Brejo da Madre de Deus.
A PM informou que eles estão todos armados, e que são bandidos de alta periculosidade. Até o momento, ninguém foi capturado. Uma sindicância será aberta para investigar as circunstâncias da fuga. Segundo a assessoria de imprensa da Seres, desde o ocorrido, o clima do presídio é tranquilo e as atividades seguem na normalidade.