Comunidades voltam a ser abastecidas com água nas torneiras em Tacaimbó
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou nesta quarta-feira (11) que deu início à fase de testes para abastecer, com água do Rio São Francisco, as comunidades de Melancia e Riacho Fechado, no município de Tacaimbó, no Agreste do Estado.
As localidades estavam há oito anos sem abastecimento, uma vez que os mananciais locais não tinham água suficiente para atender os moradores, em virtude da escassez de chuvas na região. Para viabilizar o abastecimento, a Compesa realizou adequações no sistema existente, que estava pronto desde 2012, mas sem uso por causa do colapso dos mananciais.
Nos dois povoados vivem cerca de 2.200 pessoas. A partir do próximo clico de abastecimento, elas passarão a receber água nas torneiras. “O abastecimento das localidades foi possível graças à interligação do sistema de Cabanas/Cachoerinha e o incremento de vazão oriundo da Adutora do Agreste (água do São Francisco). Estamos sempre em busca da universalização do abastecimento”, explicou o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Tiago Grassi.