Destaque

Compesa estuda retomar abastecimento da barragem do Ipojuca

Volume armazenado pode reforçar o abastecimento de cidades do Agreste

Divulgação/Compesa

A Barragem de Pedro Moura Jr/Ipojuca em Belo Jardim, no Agreste do Estado, voltou a acumular água após três anos em colapso total. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com as últimas chuvas registradas na região, a barragem, que faz parte do Sistema Adutor do Ipojuca, passou a armazenar 10% da capacidade de acumulação, cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de água.

+ Chegada de água na barragem Pedro Moura Junior anima moradores

+ Compesa divulga calendário de abastecimento atualizado para abril em BJ

Os técnicos da empresa já estão estudando a possibilidade de retomar a operação da barragem e assim reforçar o abastecimento de água para 160 mil pessoas nas cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.

Ampliação

A barragem teve suas obras de ampliação concluídas em março de 2017. A obra foi proveniente de emendas parlamentares de autoria do ex-deputado federal e ex- ministro da Educação, Mendonça Filho, e garantiu que a barragem possa receber seis milhões de metros cúbicos de água a mais no reservatório.

A ampliação no paredão foi de 1 metro e 60 centímetros, elevando a capacidade de 29 milhões de metros cúbicos para 35 milhões de metros cúbicos de água. A obra foi orçada em R$ 5,3 milhões, deste valor R$ 4 milhões foram destinados através de emendas parlamentares de Mendonça Filho, e o restante foi de contrapartida do Governo do Estado.

Com a chegada da água na barragem e a ampliação do paredão do Ipojuca, além de Belo Jardim, os municípios de Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, que integram o sistema Bitury/Pedro Moura Júnior, serão beneficiados.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS