Belo Jardim

Chagas encerra ciclo de gestão à frente do IFPE Belo Jardim

Marcos Germano será o sucessor do professor que esteve à frente da Instituição por dois mandatos

Professor Chagas agradeceu e falou sobre seus trabalhos frente ao IFPE – Foto: Cortesia

Com um legado de evolução e benfeitorias para o IFPE Campus Belo Jardim, o professor Francisco das Chagas deixa o cargo de diretor geral neste sábado (02). O fim do ciclo de dois mandatos é marcado por investimentos nas áreas educacional e de infraestrutura para a instituição que é referência em ensino e que acolhe estudantes de várias cidades de Pernambuco.

Há aproximadamente 8 anos comandando o Instituto, o professor Chagas firmou parcerias importantes em benefício do IFPE. Se empenhou, juntamente com o ex-ministro da educação, Mendonça Filho (DEM) em trazer melhorias fundamentais e para o desenvolvimento do conjunto.

“Posso afirmar com convicção que foi um trabalho de dedicação. Fiz uma gestão com responsabilidade, montei uma excelente equipe e para isso tive o apoio e amparo da minha família, o que somou muito para desenvolver o trabalho. Além do que, tive muita sorte na gestão em pegar um dos melhores ministros do Brasil, o nosso querido Mendonça Filho”, disse grato o professor Chagas.

 Já o ex ministro, afirmou que o “IFPE de Belo Jardim tem hoje uma estrutura de acessibilidade, novos prédios, novos cursos. Chagas fez um trabalho excelente e tem muito do que se orgulhar. Durante a minha gestão no MEC, podemos, juntos, ajudar o IF a crescer”, garantiu Mendonça Filho.

O apoio de forças políticas também foram importantes para o alicerce de uma instituição sólida para Belo Jardim. Amigos há quase 40 anos, o vereador e pré-candidato a prefeito de Belo Jardim (DEM) reiterou o esforço e seriedade do Professor Chagas frente ao IFPE.

“A sua trajetória naquela Instituição sempre foi pautada com muita ética, amor e dedicação, fazendo de lá a sua própria família. Ao final do seu mandato como diretor é preciso, antes de tudo, reconhecer que a Instituição, a partir da sua gestão, mudou radicalmente de cara, a colocando no rol das melhores de Pernambuco e do Brasil inclusive com a criação de novos cursos superiores”, disse Gilvandro Estrela.

Professor Chagas estimou bom trabalho para seu sucessor. “Tenho certeza que meu sucessor, professor Marcos Germano, fará um grande trabalho e elevará ainda mais o nome de nossa instituição. Desejo muita prosperidade para esta escola. Que Deus abençoe a todos!”.

História

Chagas, que começou sua carreira como professor da escola em 1980, no curso técnico em Agropecuária, assumiu a gestão a partir de 2013, quando foi eleito para o seu primeiro mandato, sendo reeleito no ano de 2016 com umas das maiores votações percentuais da história do IFPE.

Gestor de perfil muito prático, realizou incontáveis obras e ações de melhoria, muitas delas que já entraram para a história do Campus, como a implantação do curso de Engenharia de Software e a obra de acessibilidade, ambas em parceria com o Ministério da Educação.

Prezou por uma gestão marcada pelo diálogo com servidores e estudantes, onde a comunidade acadêmica viu crescer, como em poucas vezes na quase cinquentenária história do antigo Colégio Agrícola, a qualidade e a quantidade de ações de ensino, pesquisa e extensão, transformando a escola numa referência dentro do IFPE e da educação pernambucana.

Confira algumas das principais realizações de Chagas como gestor do IFPE Belo Jardim

 Ensino, pesquisa e extensão

 – Criação de novos cursos: Engenharia de Software, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e Operador Industrial de Alimentos

 – Ampliação dos recursos e projetos de pesquisa e extensão

 – Criação do Festival Abril Cultural

 Infraestrutura

 – Criação do bloco de Engenharia de Software

 – Realização da obra de acessibilidade do Campus

 – Implantação da nova rede de esgotamento sanitário

 – Reativação da estação de tratamento de água do Campus

 – Instalação de cercamento de proteção

 – Criação e melhoramento das Unidades Educativas de Produção de Bovinocultura e Avicultura

– Ampliação dos espaços acadêmicos e administrativos do curso de Licenciatura em Música

 – Ampliação do link de internet e da rede wi-fi

 – Criação de dez salas de aulas modulares

 Gestão de Pessoas

 – Aumento da oferta de capacitação e treinamento aos servidores

 – Implementação de ações voltadas à qualidade de vida no trabalho

 – Ampliação do quadro de funcionários terceirizados

 Administração e orçamento

 – Captação de recursos internos junto ao MEC, para realizações de obras, projetos e aquisições

 – Atualização do Regimento Interno do Campus

 – Ações de eficiência e melhoria da gestão de setores

 Sustentabilidade

 – Criação da Comissão de Gestão Ambiental

 – Criação da reserva legal de proteção ambiental do Campus

 – Aumento das ações voltadas à sustentabilidade ambiental.

 Assistência estudantil

 – Ampliação dos recursos para os programas de assistência estudantil

 – Aumento no número de estudantes assistidos pela Campus

 – Criação da Praça dos Alunos, espaço de convivência que virou cartão postal

 Convênios

 – Firmação de convênios com o Instituto Conceição Moura, a Associação dos Agricultores de Belo Jardim e com a Fundação Bitury.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS