Casos de lesões de pele que causam coceiras são identificados em Garanhuns, no Agreste
Moradores de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, têm se queixado a respeito de lesões que provocam coceiras na pele. Casos semelhantes estão sendo registrados há dias na Região Metropolitana do Recife e já chegam a mais de 130 confirmações. A doença de causa desconhecida é caracterizada por lesões cutâneas que provocam irritação e coceira na pele, podendo provocar até ferimentos.
Ao menos oito pessoas relataram sintomas. Uma das pessoas foi a empresária Isabel Lopes, que afirmou ter sofrido com a coceira provocada pelas lesões. “O corpo todo chagado. Coça, queima e eu sentia como se tivesse febre, molhava meu corpo todo”, disse.
Na próxima sexta-feira (26), especialistas vão visitar o Recife para tentar investigar os casos e identificar o que provoca os sintomas.
O que fazer se apresentar sintomas?
Médicos dermatologistas recomendam que, as pessoas que apresentarem sintomas, devem buscar uma unidade de saúde para receber atendimento e aliviar esses sintomas, que geralmente causam incômodos. “O que podemos fazer, por enquanto, é controlar os sintomas. É importante evitar o uso inadequado de pomadas, assim como os banhos de ervas e plantas que dizem ter o potencial de eliminar as lesões. E coçar o local só piora. A coceira tende a machucar a pele, arranhar, arder e abrir espaço para micro-organismos entrarem na pele”, orienta a dermatologista Cláudia Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE).
Por NE10 Interior – editado | Parceiro do Portal BJ1 Notícias