Belo Jardim

Belo Jardim: Prefeitura se pronuncia oficialmente sobre as medidas adotadas em relação ao decreto de lockdown do Governo de PE

A secretária de Saúde e o Procurador Geral do município participaram da live com o prefeito Gilvandro Estrela

Imagem: Reprodução/print

Nas últimas semanas o prefeito Gilvandro Estrela (DEM), tem utilizado as redes sociais para transmitir informações sobre as ações da Prefeitura de Belo Jardim no combate à Covid-19 e pedir a colaboração a população para evitar a disseminação do vírus no município. Nessa terça (16), Belo Jardim registrou recorde de confirmações de casos da Covid-19 em 2021; confira.

Em pronunciamento oficial transmitido pelo Facebook na noite desta quarta-feira (17), pelas páginas do Portal de Notícias BJ1 e pelo Blog Se Liga Belo Jardim, o gestor falou sobre algumas medidas que serão adotadas no município, com base no decreto estadual que determinou o lockdown por 10 dias em Pernambuco e destacou que o governo municipal não irá perseguir os comerciantes.

“Nós não vamos perseguir os comerciantes. Queremos orientar, pedir a colaboração, mas jamais perseguir o comerciante que já vive sacrificado com os efeitos dessa pandemia”, disse o gestor.

A população que se sentiu abandonada pela ausência e falta de comando do ex-gestor Hélio dos Terrenos (sem partido), durante o pico da pandemia no ano passado, foi reconfortada com o pronunciamento de Gilvandro.

“Não vou fugir da raia. Eu vou estar aqui na Prefeitura, na minha casa ou na rua ao lado de vocês. O povo de Belo Jardim não está sozinho. Eu respiro a minha cidade. Que Deus abençoe a todos nós e que possamos reduzir os índices da Covid-19 em Belo Jardim”, asseverou o prefeito.

Também participaram da live a secretária de Saúde, Aline Cordeiro e o Procurador Geral do município, Eduardo Danda, com objetivo de dar transparência a atual situação do município em relação à pandemia na área de saúde e desmistificar as medidas do decreto estadual.

“Estamos vendo o aumento de casos diariamente em Belo Jardim e na região. De janeiro até agora já realizamos mais de mil testes rápidos da Covid-19 na população, compramos equipamentos, insumos, reativamos a ala da Covid-19 na UPA 24h com a disposição de 16 leitos de enfermaria para atender a população acometida pelo vírus; à medida que recebemos as vacinas, estamos imunizando profissionais de saúde e idosos, realizamos campanhas educativas nas feiras livres, pulverização em locais de maior circulação na cidade, mas mesmo assim, temos visto a curva de contaminação crescer no município”, lamentou Aline.


A secretária de Saúde também falou sobre os recursos da Covid-19 oriundos do Governo Federal, para combate à Covid-19, na gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos (sem partido).


“O recurso que veio para Belo Jardim foi em 2020, no início da pandemia. Estamos trabalhando com o tesouro municipal e isso aperta muito o nosso orçamento. Embora a gestão anterior tenha recebido esse recurso para enfrentamento à Covid-19, não encontramos insumos e equipamentos – que poderiam ser fruto desse recurso, em nossas unidades de saúde”, destacou Aline.

O Procurador Geral do Município, Eduardo Danda, falou sobre ações educativas por parte da Prefeitura de Belo Jardim para orientar os comerciantes; confira. E deu um depoimento sobre a sua percepção do vírus na atualidade.

“No ano passado, eu não tinha tanto temor da pandemia. No entanto, depois de ter esse contato mais próximo com o poder público, de ver a situação mais de perto nos hospitais, e perceber que diferentemente da Covid-19 do ano passado, esse ano, o vírus está atacando muitos jovens e crianças, isso me fez ser uma das pessoas que teme a Covid-19. Hoje eu vejo que a coisa é muito mais grave do que eu mesmo acreditava”, disse o procurador.

Se você não acompanhou o pronunciamento na noite de ontem, pode assisti-lo na íntegra acessando a página oficial do nosso site de notícias – BJ1, no Facebook.

Da redação

NOSSOS CONTATOS