Belo Jardim

Barragem do Ipojuca chega a 98% de sua capacidade e Defesa Civil acompanha caso

Fiscalização e plano de ação serão colocados em prática mas não há motivos para alarde

Reprodução/Facebook

A barragem Pedro Moura Jr/Ipojuca, em Belo Jardim, está com 98% de sua capacidade, graças a fortes e frequentes chuvas que caem sobre a região. O BJ1 entrou em contato com a Defesa Civil sobre o assunto, que informou apenas que estão vistoriando, foram ao local para seguir o protocolo, mas não há grandes motivos para alarde ou preocupações.

Não há previsão de quando a barragem irá verter (transbordar), coisa que não acontece desde 2011. Mas a expectativa é que seja em breve, tendo em vista que o volume de água só aumenta e as previsões dos órgãos climáticos é de mais chuva.

A Defesa Civil informou ainda que o trabalho agora é de acompanhamento e fiscalização em relação à população ribeirinha que poderá ser afetada com os alagamentos.

De acordo com o NE 10 Interior, parceiro do BJ1, em Caruaru, a Defesa Civil também monitora a barragem. Em caso de sangramento, um plano de alerta será colocado em ação e as pessoas que moram às margens do rio, de córregos e canais precisarão sair de suas casas. Quem não tiver para onde ir será abrigado em locais apontados pela prefeitura de Caruaru.

Tags: Chuvas
Da Redação

NOSSOS CONTATOS