Categorias: Sem categoria

Artesãos de Belo Jardim se preparam para a Fenearte

Para os artesãos de Belo Jardim, no agreste, esta é a época de dobrar o trabalho, isto porque a Feira Nacional de Negócios do Artesanato(Fenearte), que é realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda , já está próxima. Os artesãos do Sítio Rodrigues, na zona rural de Belo Jardim, que já são expositores cativos da feira, começaram o trabalho há quase seis meses e hoje estão aumentando o serviço para conseguir levar à feira o maior numero de peças de barro.

Artesãos de Belo Jardim se preparam para FENEARTE. Foto: Rochelly Pinho

A artesã Cida Lima, que trabalha com artesanato desde os sete anos de idade, explicou que na Fenearte o lucro é certo “ nós trabalhamos o ano todo para levar as peças para a Fenearte, somente ano passado eu consegui vender mais de 300 peças”. Explicou. No atelier de Cida, no Sítio Rodrigues os preços dos artesanatos variam entre R$7,00 e R$80,00, mas na feira esse valor aumenta.

Nesse período pré Feira, toda ou parte da família se empenha em alguma das fases de produção das peças. Na casa de Cida são cinco parentes que trabalham diariamente na produção e isso se repete em muitas das casas do sítio.

Mas não é só a Fenearte que movimenta o comercio de artesanato daquela localidade, como explicou a Artesã Maria do Carmo, mais conhecida como Neguinha “ Nós trabalhamos para abastecer o Centro de Artesanato do Marco Zero, no Recife e levamos nossas peças para feiras e eventos de Belo Jardim”.

A Feira Nacional de Negócio do Artesanato de Pernambuco é realizada tradicionalmente no mês de Julho e recebe uma média de 300 mil pessoas durante os 10 dias de evento.

admin

NOSSOS CONTATOS