Belo Jardim

Alunos de Belo Jardim celebram início das aulas da UFRPE

Em Belo Jardim, a expectativa da primeira turma de alunos era grande para início das aulas dos quatro cursos de engenharia

Aula inaugural remota da UFRPE teve início nesta segunda-feira, 17 – Foto: Reprodução Youtube

A pandemia causada pelo novo Coronavírus adiou o sonho de muitos alunos e, em especial, da primeira turma de alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Belo Jardim (UABJ). Entretanto, como não há mal que dure para sempre, a esperança é renovada com o início das aulas remotas nesta segunda-feira (17).

A UABJ é a primeira universidade pública de Belo Jardim, que traz consigo a expectativa no desenvolvimento socioeconômico do município e da região para alunos e famílias beneficiadas com educação de qualidade e eficiente. É desta maneira que o estudante belo-jardinense Matheus Abílio vê a oportunidade. “É um sentimento de recomeço por finalmente começarmos as aulas e gratidão a Deus pela oportunidade de iniciar meu curso”, disse.

Todas as vagas foram preenchidas para a 1ª chamada do curso regular dos quatro cursos de engenharia, sendo elas química, controle e automação, computação e hídrica. Ao final de toda grade acadêmica, que terá duração de cinco anos, serão em torno de 1.600 alunos. O aluno Edson Victor Lima do Nascimento revelou a ansiedade em estar inserido na primeira turma da UABJ. “Felizmente já estamos ingressando na UFRPE e está sendo uma grande realização. Espero que as aulas online, supram a necessidade das aula presenciais. Estou ansioso”, disse ele.

O diretor da UABJ, Luciano Galvão Freire Júnior, acompanhou a finalização do processo de implantação e conclusão das obras da unidade e disse à equipe do BJ1 que a expectativa é bastante positiva. “A pandemia restringiu a capacidade organização, mas, mesmo diante deste cenário, disponibilizamos as disciplinas para que esses alunos não se tornem órfãos das aulas. O canal de comunicação está sempre aberto, objetivando não só a formação de profissionais competentes para o mercado, mas também de cidadãos comprometidos para a melhoria da sociedade”, garantiu o diretor.

Na aula remota inaugural, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, deu boas-vindas aos alunos e lembrou sobre a situação que levou a interrupção das aulas presenciais pelas instituições de ensino no estado.

Voltando ao dia 16 de março, quando em conjunto com as universidades de Pernambuco […] nós suspendemos nossas atividades por conta da pandemia de covid-19. Naquele momento, nós iniciamos um processo de pensar: qual seria o futuro das instituições? […] Dois princípios que não abrimos mão: o primeiro foi a preservação da vidas e vidas não se recuperam. Qualquer outra coisa, a gente vai construir, trabalhar para recuperar… vidas não. O segundo é que todas as ações pudessem ser feitas em um processo inclusivo”, revelou o reitor.

O professor Gabriel Rivas também saudou a comunidade acadêmica em geral e lembrou da ex-reitora Maria José Sena, que estava à frente da UFRPE enquanto houve a implantação em Belo Jardim. “Gostaria também de saudar nossa reitora emérita Maria José Sena, a qual herdamos este grande legado da nossa UFRPE”, disse o professor.

A implantação da UFRPE Campus Belo Jardim aconteceu graças os esforços e compromisso pessoal do ex-ministro Mendonça Filho, que se empenhou e disponibilizou os recursos para a realização deste sonho.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS