Destaque

Agências do Trabalho farão agendamento para atendimentos presenciais

A partir da próxima terça-feira (14), a prioridade será atender a pessoas que precisam acessar ao Seguro Desemprego

Para atender aos trabalhadores e trabalhadoras que têm dificuldade de acesso à internet, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco decidiu retomar os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalho em 11 Regiões de Desenvolvimento do Estado a partir da próxima terça-feira (14/04). A prioridade é para pessoas que precisam acessar o Seguro Desemprego.

O funcionamento ao público irá respeitar as medidas emergenciais temporárias no combate ao novo Coronavírus (COVID-19), disposto no Decreto Nº 48835 DE 22/03/2020 do governador Paulo Câmara, bem como as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todas as unidades das Agências do Trabalho terão uma série de cuidados para oferecer a maior segurança, tanto aos servidores, quanto aos trabalhadores que necessitam dos serviços presenciais. Com o intuito de não formar filas e evitar aglomerações, os atendimentos deverão ser agendados pelo canal PE CIDADÃO ( https://pecidadao.pe.gov.br/#/ ). Serão atendidos, das 7h às 13h, apenas 10 trabalhadores de forma simultânea, desde que estejam pré-agendados. 

“Serão disponibilizadas 15 senhas para Belo Jardim e o atendimento será das 08h às 13h. O mesmo acontece para as demais agências do interior do estado”, disse o coordenador da agência de Belo Jardim, João Sérgio. Os números diários poderão sofrer reajustes.

Outros serviços realizados pelo Núcleo de Atendimento continuarão sendo oferecidos aos trabalhadores, como informações sobre o Seguro Desemprego, acesso à Carteira Digital do Trabalho e intermediação de mão de obra. O teleatendimento, de segunda à sexta, poderá ser realizado através do telefones e e-mails das Agências do Trabalho, além do número do WhatsApp em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho. A ideia é sanar dúvidas dos trabalhadores e auxiliá-los sem sair de casa.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, a retomada das Agências do Trabalho foi necessária para atender aos trabalhadores que  perderam seus empregos neste período. “Estamos trabalhando dia e noite para ajudar ao máximo os trabalhadores pernambucanos, principalmente nesse período difícil de pandemia. Nosso desafio maior é ajudar os trabalhadores que, por conta do isolamento social, estão perdendo os seus empregos e não estão conseguindo requerer o seu Seguro Desemprego pela internet, pelos mais diversos motivos, seja por inconsistências de dados nas bases do Governo Federal ou seja por limitação ou falta de acesso à Internet”, ressaltou o secretário Alberes Lopes.

Para preservar a saúde dos envolvidos, os cuidados preventivos serão iniciados na porta de entrada de cada agência, com a higienização de álcool 70% nas mãos dos trabalhadores que chegarem. Já os servidores estarão usando máscaras, terão à sua disposição álcool 70%. Também serão orientados a fazer a higienização das mãos com água e sabão a cada três atendimentos. Nos guichês, os atendimentos serão feitos de forma alternada, mantendo assim, uma distância de pelo menos dois metros um do outro.

Tags: Emprego
Da Redação

NOSSOS CONTATOS