Aberto edital para XVI Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco
O edital convocatório para a 16ª edição Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco foi lançado e as inscrições serão abertas entre os dias 16 e 30 de abril unicamente pela plataforma ‘Prosas’. A edição com inscrições online vai democratizar a participação dos candidatos; confira o edital acessando o link.
O objetivo é reconhecer mestres, mestras e grupos da cultura tradicional e popular do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), fortalecendo as estratégias de salvaguarda dos saberes populares e tradicionais em diferentes áreas culturais e regiões do Estado.
Inscrições – A candidatura, seja de pessoa física ou grupo, deve ser indicada por uma entidade proponente, e não pelo próprio interessado. São consideradas aptas para apresentar candidatura: a Assembleia Legislativa de Pernambuco; as Câmaras de Vereadores dos municípios pernambucanos, além de entidades sem fins lucrativos, sediadas no Estado e atuantes a mais de dois anos.
A Lei do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lei Estadual 12.196/2002, normatizada por meio do Decreto nº 27.503/2004, deu início, em 2005, ao Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV–PE). Atualmente são 69 Patrimônios Vivos registrados, sendo 44 pessoas físicas – entre elas 18 falecidas – e 25 grupos.
Folha de PE – editado