A Moura, através do Instituto Conceição Moura promove ação de saúde visual para crianças e adolescentes de Belo Jardim
Os recentes levantamentos acerca da educação no País apontam que aproximadamente 23% da evasão escolar acontece por problemas oftalmológicos nos estudantes de ensino fundamental. Diante dessa realidade, a Moura, através do Instituto Conceição Moura e em parceria com a ONG Renovatio e a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, realizará nesta segunda-feira (29) , o programa “Olho no Olho”. A ação consiste em levar consultas oftalmológicas aos estudantes da rede pública municipal de ensino e resultará na doação de óculos pelo Grupo Moura para as crianças e jovens diagnosticados com algum grau estabelecido. Já os casos considerados de maior gravidade, receberão uma guia de encaminhamento para exames e procedimentos de média e alta complexidade para o sistema público de saúde.
Com a estruturação de sete polos descentralizados de atendimento, na área urbana e zona rural da cidade, a expectativa é alcançar as 7.500 crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de Ensino de Belo Jardim. Além de promover a saúde visual para essa camada da população, o programa irá contribuir com a melhora dos níveis educacionais do Agreste pernambucano no curto e médio prazo.
“O cuidado com a saúde ocular na infância é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes. Com o “Olho no Olho”, estamos preparados para garantir a entrega de óculos de grau para as crianças e adolescentes atendidos que tenham necessidade. Nosso objetivo é contribuir com a melhoria na saúde, na qualidade de vida e no aprendizado desses estudantes”, destaca Eunice Castro, gerente de gestão sustentável da Baterias Moura.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos. Casos de maior complexidade vão receber encaminhamento para atendimento especializado no SUS. Outro dado importante é que cerca de 1/3 das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão que afetam o aprendizado e causam evasão escolar quando não diagnosticados, de acordo com o Ministério da Saúde.
Problemas oftalmológicos também são a terceira maior causa de complicações na saúde entre crianças com idade escolar no Brasil, de acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia. O desenvolvimento social e emocional das crianças também é afetado, já que problemas na visão podem levar ao isolamento social, baixa autoestima e dificuldades na comunicação.
Por Assessoria