Categorias: CulturaDestaque

5º Festival Latino-Americano de cinema de Belo Jardim é realizado até sábado (25/05)

O festival, que reúne cerca de 100 produções inéditas e realiza mostras competitivas teve início na segunda-feira (20/05)

Reportagem/BJ1

Teve início na segunda-feira (20/05) a 5ª edição do Cine Jardim, o Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim, no agreste Pernambucano. O tema do festival em 2019 é “Cinema e Periferia” e a programação vai até o próximo sábado (25/05).  

Durante toda a semana serão exibidas cerca de 100 produções inéditas, divididas em quatro mostras exibidas no Cine teatro Cultura, que são: passarinho, voo livre, revoada e a mostra competitiva. Além disso, durante os 22, 23 e 24 de maio, sempre às 19h, irá acontecer a mostra ao ar livre “Rotas de Imigração”, que será exibida no Parque Ariano Suassuna e terá classificação livre. 

Segundo o organizador do Cine Jardim, Leo Tabosa, a programação do festival é voltada para o público estudantil de Belo Jardim, com as mostras realizadas durante a manhã e à tarde voltadas para alunos do ensino fundamental e médio. No entanto, ele destaca que as exibições são gratuitas e voltadas ao público em geral.  

“Sempre tive essa preocupação de levar o cinema para onde não tem cinema, de tirar a exibição de filmes dos grandes centros urbanos e levar para o interior, onde na maioria das vezes o público não tem acesso ao cinema”, destaca ele, que ainda falou sobre a importância de mostrar ao público o cinema que é produzido localmente.  

“Se faz muito filme no Brasil e na América-Latina, mas não tem onde exibir e os festivais de cinema dão a oportunidade de divulgar esse trabalho e interiorizar a cultura de frequentar cinema, além de se tornar uma vitrine para apresentar as produções que não chegam ao cinema tradicional”, completa Leo. 

As mostras são realizadas no Cine Teatro Cultura e segundo a coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura, Gabriela Monteiro, “O Cine Jardim tem o intuito de dinamizar a vida cultural de Belo Jardim e transformá-lo em um município mais atraente para se viver”.  

Ela também destaca a importância do evento para a cultura e economia local, já que o festival fomenta as produções de cinema independentes e ainda movimenta o comércio com o fluxo de pessoas que vem de fora para prestigiar os seis dias de evento. A expectativa, segundo ela, é que cerca de 4 mil pessoas frequentem o festival e lotem os 110 lugares do cine teatro cultura em todas as sessões.  

Reportagem/BJ1

Karla Ferreira, que está no quarto ano como produtora do Cine Jardim destaca a importância do trabalho de conscientização da população para que ela possa dar valor as produções locais, que é proporcionado pelo festival. Especialmente para os estudantes locais, que podem participar de oficinas durante toda a semana e assim conhecerem mais sobre a produção de audiovisual. 

O evento ainda conta com a participação de voluntários, que dão suporte durante todos os dias do festival. Deborah Abreu, estudante de publicidade, é um desses voluntários. Segundo ela, que está em seu segundo ano, o festival é importante não apenas para a população, mas também para quem trabalha pois proporciona um contato mais direto com o que está sendo produzido. Já Matheus Breno, que está como voluntário pelo primeiro ano fala sobre a oportunidade que o Cine Jardim dá para que as pessoas possam conhecer mais sobre a produção nacional de cinema.  

Divulgação/ Cine Jardim

Luciana Cordeiro, que ficou sabendo do festival através do Cine Teatro Cultura e compareceu pela primeira disse que foi ao cinema pela curiosidade em ver quais filmes serão exibidos. Ela ainda disse que espera que seja uma semana divertida, “espero poder vir a semana toda e se tivesse mais eu ia vir também”, finaliza. 

A programação do festival segue até o sábado (25/05) e você pode conferi-la clicando aqui

Da Redação

NOSSOS CONTATOS