Saiba onde se vacinar contra a gripe

Belo Jardim Notícias Urgente

Vacinação foi antecipada por causa do novo coronavírus

Arquivo/BJ1

Começa nesta hoje (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, segundo o secretário de saúde, Uriel Campelo a população pode se vacinar no Posto de Vacinação Severina Parteira, em anexo ao Hospital Júlio Alves de Lira, na Clínica da Muher, Policlínica Professor Ulisses Lima, no acompanhamento domiciliar através do SAD ou em uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e zona rural.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, no Brasil, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fimde março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Com informações da Agência Brasil

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *