Fotos: Divulgação

O deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, visitou, neste final de semana, o Memorial Belo Jardim que conta a história da cidade por meio de registros fotográficos, recortes de jornais, artes de barro e atuação de filhos ilustres da terra. “É muito importante para qualquer cidade preservar sua história, sua memoria, as personalidades mais importantes que contribuíram para o desenvolvimento do município nas diversas funções junto ao executivo local e ao legislativo”, destacou.

Um dos espaços do memorial foi reservado para mostrar um pouco da história política da cidade, com o retrato e o ano em que cada prefeito exerceu o mandato no município, bem como uma homenagem ao saudoso deputado federal e estadual, filho natural da terra, José Mendonça Bezerra. O trabalho e legado deixado por Mendonção para Belo Jardim está por toda parte. As barragens de Tabocas, do Bitury e do Ipojuca, que garantem o abastecimento d’água da cidade, eletrificação rural, Batalhão da Polícia Militar, a retirada do matadouro do bairro de Santo Antônio, que mudou a realidade daquelas famílias.

O trabalho de Mendonça Filho como ministro, governador, vice-governador, secretário de estado, deputado Estadual e Federal também é lembrado pelas escolas em tempo integral, o novo acesso da Cohab 1, os poços que atendem a cidade na época de estiagem, as obras e novo curso de engenharia de software do IFPE e o novo campus da Universidade Federal Rural de Belo Jardim.

Segundo o deputado a visita ao prédio público reforça o valor da preservação da memória da cidade. “Falar da nossa história, do nosso passado, daqueles que trabalharam em favor da cidade é importante para que a gente possa construir ainda um futuro melhor para todos os belo-jardinesnes”, pontuou Mendonça durante a visita.

O memorial fica localizado no Calçadão, no centro de Belo Jardim.

print